Recorde as incidências do encontro
O triunfo, depois de duas derrotas consecutivas, fez o Internacional dar um salto na classificação. A equipa gaúcha subiu do 15.º para o 10.º lugar e abriu uma vantagem de cinco pontos em relação à zona de despromoção. O “Colorado” celebrou ainda o regresso às vitórias em casa, após três tropeços seguidos no Beira-Rio, o último triunfo tinha sido a 20 de julho, frente ao Ceará.

Já o Fortaleza agravou a sua situação delicada na luta pela permanência. O Laion somou a quarta derrota seguida e já não vence há seis jogos. O Tricolor soma apenas 15 pontos, menos sete que o 16.º classificado. Com 17 jornadas ainda por disputar, a equipa cearense precisa de 30 pontos para alcançar os 45 normalmente considerados suficientes para escapar à Série B.
As duas equipas voltam a jogar após a pausa para a Data FIFA, na 23.ª jornada do Brasileirão: o Internacional visita o Palmeiras, enquanto o Fortaleza recebe o Vitória, ambos a 13 de setembro.
Colorado impõe-se
Pressionado pelos adeptos, o Internacional entrou forte e encostou o Fortaleza à sua área. Logo aos primeiros minutos, Carbonero foi derrubado por Brítez e o árbitro assinalou penálti. Alan Patrick converteu e colocou os gaúchos em vantagem.

O golo precoce parecia indiciar uma exibição tranquila, mas o Internacional recuou e permitiu reação ao adversário. Aos 25 minutos, Bruno Pacheco cruzou e Lucca Prior apareceu entre os centrais para empatar de cabeça.

O intervalo chegou com vaias no Beira-Rio, mas a equipa respondeu de imediato no segundo tempo. Aos cinco minutos, Vitinho aproveitou uma sobra na área e fez o 2-1. O jogo manteve-se aberto, e o Fortaleza até esteve perto de empatar, incluindo num lance insólito em que Sergio Rochet quase marcou na própria baliza. No entanto, o Internacional resistiu e segurou a vitória.
