Mais

Brasileirão: Tiquinho Soares salva Santos diante do Atlético-MG (1-1)

Galo e Santos olham para a parte de baixo da tabela
Galo e Santos olham para a parte de baixo da tabelaPedro Souza / Atlético
Atlético-MG e Santos empataram (1-1), na Arena MRV, em Belo Horizonte, neste domingo, pela 23.ª jornada do Brasileirão. Igor Gomes abriu o marcador quando o Galo tinha um jogador a mais, com Tiquinho Soares a empatar de penálti.

Atlético-MG 1-1 Santos

Neymar, crítico de relvados artificiais, pregou um susto aos adeptos praianos logo aos 40 segundos, quando foi ao chão após uma tentativa de drible. O Santos foi para o intervalo com empate sem golos, mesmo sendo melhor no primeiro tempo, tendo pela frente um Atlético pobre em campo.

A marcação alta do Santos surtia efeito com bolas roubadas no meio-campo ofensivo e mais remates (9 a 5). Neymar furou numa tentativa de remate que parecia certo na melhor chance da etapa inicial. 

Igor Gomes saiu do banco para deixar marca
Igor Gomes saiu do banco para deixar marcaPedro Souza - Atlético-MG

A esperança atleticana aumentou aos 54 minutos com expulsão de Zé Ivaldo. Bastaram cinco minutos para o Galo tirar proveito da vantagem numérica e abrir o placar, com Igor Gomes, que tinha acabado de sair do banco. 

A nota triste do jogo ficou com a saída do guarda-redes Gabriel Brazão, de ambulância, após choque com Igor Gomes. 

Mapa de calor de Scarpa
Mapa de calor de ScarpaOpta by Stats Perform

O Atlético tinha o jogo controlado quando, aos 87 minutos, Lyanco cometeu um penálti. O erro foi fatal e tirou o doce da boca atleticana com eficiente cobrança de Tiquinho Soares

Mesmo com um homem a mais e com 16 minutos de acréscimos, o Galo não conseguiu confirmar uma vitória que parecia certa, seguindo olhando para a parte de baixo da classificação. 

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Com o resultado, este Atlético-MG é o 13.° classificado, com 25 pontos. O Santos é o 15.°, com 23 pontos, a apenas um do Z4. 

Depois de uma complicada eliminação para o rival Cruzeiro, a meio de semana, na Taça do Brasil, o Galo não conseguiu dar a volta por cima diante dos seus adeptos. Este foi o quinto jogo seguido do clube sem vencer na temporada. 

O jogo virou  para o Atlético a partir da expulsão de Zé Ivaldo, no segundo tempo. Até ali, o Santos criava as melhores oportunidades contra um Galo inoperante, que começava a preocupar os adeptos. 

Depois do golo, um erro de Lyanco deu um penálti de presente, bem aproveitado, para o Santos, que saiu a comemorar o ponto fora de casa, mesmo chegando ao quarto jogo seguido sem vencer. A partida foi a primeira do conjunto mineiro, em casa, após retorno do técnico Jorge Sampaoli. 

Na quarta-feira, o Alvinegro vai a La Paz para encarar o Bolívar, em duelo da primeira mão dos quartos de final da Sul-Americana. Na próxima jornada da Série A, o Galo visita o Botafogo, no sábado. O Peixe recebe o São Paulo no domingo.