Mais

Brasileirão: Vitória bate o Santos fora e baralha contas da luta pela manutenção (0-1)

Vitória sorri frente ao Santos
Vitória sorri frente ao SantosRicardo Moreira/Getty Images via AFP

O Vitória venceu o Santos por 0-1, na Vila Belmiro, em jogo da 29.ª jornada do Brasileirão. O confronto direto na luta pela permanência foi repleto de drama e acabou por quebrar um longo tabu para o Leão. O triunfo dos visitantes ficou selado com uma sólida exibição defensiva e o golo de Matheuzinho, convertido de penálti ainda na primeira parte.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O duelo, carregado de tensão, começou em ritmo alto e com polémica logo na primeira jogada. O Santos, a jogar em casa, lançou-se ao ataque e viu o árbitro Rafael Rodrigo Klein assinalar uma grande penalidade a seu favor. No entanto, após consulta ao VAR, a decisão foi revertida.

O revés não abalou a equipa da casa, que continuou a procurar o golo, embora sem a eficácia necessária para abrir o marcador. O Vitória, por seu lado, manteve-se firme na defesa e tentou surpreender em contra-ataques. Num desses lances, ainda sem grande perigo, o Leão acabou por ser premiado: Gabriel Brazão cometeu uma grande penalidade infantil sobre Renzo López, e Matheuzinho converteu com categoria, fazendo o único golo da partida.

Ciente da importância do jogo, o Santos adotou uma postura extremamente ofensiva na segunda parte, transformando o duelo num autêntico ataque contra defesa. Contudo, perante um Vitória muito concentrado e disciplinado, as oportunidades foram sendo desperdiçadas uma a uma. Lucas Arcanjo brilhou entre os postes e, no lance mais perigoso, Guilherme falhou um cabeceamento na pequena área, para desespero de Neymar, que assistia ao jogo num camarote.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform

O Vitória manteve-se inabalável até ao fim e ainda teve hipóteses de ampliar a vantagem. Já nos minutos finais, Lucas Braga atirou ao poste, aumentando o suspense, mas o apito final trouxe alívio e festa ao lado dos baianos, que somaram três pontos cruciais fora de casa.