Filipe Luís admite dificuldade do Flamengo na primeira vitória para o Brasileirão

O Fla não jogou bem em Salvador
O Fla não jogou bem em SalvadorCRF

O Flamengo conquistou o primeiro triunfo no Brasileirão de 2026 na quarta-feira de madrugada, mas apesar dos três pontos, o desempenho coletivo foi alvo de análise crítica do treinador Filipe Luís.

Recorde aqui as incidências do encontro

Rubro-Negro venceu o Vitória por 1-2 no Barradão, a contar para a terceira jornada, graças a um penálti defendido por Rossi na etapa final. Filipe Luís destacou a dificuldade em manter a posse e controlar o ritmo da partida, comparando o duelo com confrontos anteriores em Salvador.

"Saio daqui com uma sensação parecida com a do ano passado. Uma vitória difícil. A nossa equipa perdeu muitas bolas, não conseguimos sair do nosso campoSofremos no nosso melhor momento do jogo, dominando e controlando as ações. Num erro nosso, acabamos por sofrer um golo, ficou um jogo muito aberto. Ganhar era super importante, muito mais fácil corrigir a ganhar do que a perder. Temos muito caminho para percorrer", disse, na conferência de imprensa.

Um dos problemas centrais tem sido a vulnerabilidade defensiva, já que o Flamengo sofreu em quase todos os jogos da temporada até agora. Para o timoneiro, a solução não passa apenas pela defesa, mas pela forma como os jogadores se comportam com a bola para evitar transições perigosas dos adversários.

"Na fase defensiva, culpamos a defesa por sofrer golos, mas eu não consigo separar. Vai conectado com o ataque, com o nosso modelo de jogo, com todas as fases do jogo, mas também passa muito pela questão de controlar o jogo com bola. Não estamos a conseguir controlar o jogo com bola como gostaríamos. Não é só o sistema defensivo. O golo e o penálti vieram de erros técnicos e contra-ataques. Estamos sofrendo com transições e, nesse aspecto, temos que melhorar", afirmou.

Além das questões táticas, Filipe Luís sublinhou o nível de competitividade da Série A e as adversidades externas encontradas durante a competição.

"O Campeonato Brasileiro é o campeonato mais difícil, onde tem mais desafio. Todas as equipas dificultam, os relvados são diferentes, com sintéticos e alguns maus, o de hoje estava péssimo. Tem oito, dez equipas a competir pelo título. Temos que melhorar jogo a jogo e continuar a competir", vincou.

Com quatro pontos somados no Brasileirão, o Flamengo faz uma pausa no torneio nacional para focar no clássico contra o Botafogo, domingo, no Nilton Santos, para os quartos de final do Campeonato Carioca.