Memphis já tinha criticado a norma após a vitória do Corinthians sobre o Vasco no sábado, por 3-0, na 2.ª jornada do Brasileirão. O jogo aconteceu um dia depois de a CBF ter enviado um ofício aos clubes a informar que o ato de subir na bola com os dois pés resultaria num cartão amarelo para o jogador em causa.
Depois de se queixar e provocar, Memphis Depay publicou um texto no X a defender a sua posição. O neerlandês afirmou que veio para o Brasil para vivenciar o "jogo bonito".
"Não que seja um fator assim tão importante no futebol, mas não vejo problema nisso. O futebol brasileiro está a crescer… e merece visibilidade global! Há muito talento aqui. A alegria e a paixão com que nos expressamos em campo não devem ser limitadas", declarou Memphis.
"Pergunto-me mesmo como é feita a gestão da CBF. Quem está a decidir o futuro deste belo país do futebol? Vamos concentrar-nos nas regras que realmente podem melhorar o desporto e focar no lado comercial do futebol — naquilo que beneficia os clubes, os adeptos e os jogadores — em vez destes anúncios tolos", completou.
Memphis marcou um golo e fez uma assistência na vitória frente ao Vasco, na Neo Química Arena. Na entrevista em campo, contudo, o neerlandês mostrou-se indignado com a ausência de intervenção do VAR numa entrada de Lucas Piton no seu tornozelo, e aproveitou para criticar também a nova regra sobre subir na bola.
Pouco depois, o camisola 10 do Corinthians publicou um vídeo no Instagram a mostrar o tornozelo inchado e ironizou: "Hoje o VAR viu tudo".
O neerlandês fará exames este domingo para perceber se há alguma lesão no tornozelo. Com isso, Memphis está em dúvida para o jogo de terça-feira frente ao América de Cali, na Colômbia, a contar para a 2.ª jornada da Taça Sul-Americana.
