Mais

Neymar, Depay e muito mais: veja as principais estrelas presentes no Brasileirão 2025

Neymar voltará a disputar o Brasileirão depois de 12 anos
Neymar voltará a disputar o Brasileirão depois de 12 anosRaul Baretta/Santos FC

Começa este sábado a Série A do Brasileirão 2025, a divisão de elite do futebol nacional. Esta será a 70ª edição do torneio, que reúne os 20 melhores clubes do país. E o crescimento da liga é notório, atraindo grandes nomes, sejam eles nacionais ou internacionais, além da movimentação de valores elevados em transferências.

Siga o Brasileirão no Flashscore 

Nesta temporada, em especial, o Brasileirão conta simplesmente com o regresso de Neymar, astro mundial que voltará a disputar a competição, envergando novamente a icónica camisola 10 que, em tempos, pertenceu a Pelé.

Mas, para além de Neymar, a verdade é que os clubes da Série A nunca investiram tanto como nesta temporada, reforçando os seus plantéis e elevando o nível da competição.

O Brasileirão é a liga nacional mais equilibrada do planeta, disputada ainda num calendário brutal, que faz com que algumas equipas cheguem a disputar 80 ou mais jogos num único ano, somando torneios internacionais, como a Libertadores, e competições domésticas, como a Taça do Brasil e os Campeonatos Estaduais.

É uma verdadeira maratona para se sagrar campeão brasileiro – um objetivo partilhado, a partir deste fim de semana, por 20 equipas. O Flashscore apresenta abaixo uma lista com os grandes craques da edição de 2025, já apontada como o maior Brasileirão de todos os tempos.

Neymar: o regresso do príncipe 

Neymar voltou ao Santos e a expectativa em torno do jogador no Brasileirão é enorme. Ele é o grande reforço do Peixe num ano que também marca o regresso do histórico clube da Vila Belmiro à elite do futebol nacional.

Em 2024, os adeptos santistas viveram um autêntico pesadelo, com o clube a disputar, pela primeira vez, a Série B. Mas a subida foi conquistada sem grandes sobressaltos e essa página triste ficou no passado. O presente do Santos tem Neymar.

Neymar, o camisa 10 do Santos
Neymar, o camisa 10 do SantosRaul Baretta/Santos FC

Inicialmente, o craque assinou contrato apenas até julho deste ano, mas as partes estão a caminho de estender o vínculo, o que poderá significar a presença de Neymar ao longo de toda a disputa da Série A.

No cenário nacional, este é um título que o número 10 ainda não possui: o de campeão brasileiro. Mais do que levantar a taça, a grande expectativa é que Neymar consiga atuar a um nível elevado, concretizando um aguardado regresso à Seleção Brasileira, que está absolutamente carente do seu ídolo.

Neymar é a principal estrela do Brasileirão 2025
Neymar é a principal estrela do Brasileirão 2025Raul Baretta/Santos FC

Estrela neerlandesa

Memphis Depay teve um grande impacto na campanha do Corinthians no Brasileirão da última temporada. O astro neerlandês chegou em meio a uma luta contra o a descida e terminou o ano com uma vaga na fase prévia da Libertadores. Uma arrancada espetacular.

O agora camisola 10 do Timão é um dos grandes craques do Brasileirão 2025, torneio que, inclusive, começou a ser acompanhado pelos neerlandeses através de Memphis. O jogador foi recentemente convocado novamente pela seleção do seu país, após a visita do treinador Ronald Koeman ao Brasil para avaliá-lo pessoalmente.

Memphis Depay teve impacto imediato na disputa do último Brasileirão
Memphis Depay teve impacto imediato na disputa do último BrasileirãoMARCELLO ZAMBRANA/AGIF/AGIF via AFP

O rosto de um Corinthians que ainda conta com outros importantes destaques, como o artilheiro Yuri Alberto, máximo goleador do último Brasileirão, e o argentino Rodrigo Garro.

Tigrinho reforça um Palmeiras estelar

O Palmeiras investiu pesado na contratação de Vitor Roque, repatriando a jovem promessa brasileira, que não conseguiu afirmar-se no Barcelona e optou por deixar o Betis para regressar à sua terra natal.

Vitor Roque, camisa 9 do Palmeiras
Vitor Roque, camisa 9 do PalmeirasCesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vitor Roque é a maior contratação da história do futebol brasileiro. O Palmeiras pagou ao Barcelona 25,5 milhões de euros, sendo que o clube catalão pode receber mais 5 milhões de euros em bónus por objetivos e ficará com 20% dos direitos, visando uma futura revenda por parte do clube brasileiro. 

Há não muito tempo, portanto, Vitor Roque disputou o Brasileirão. Em 2023, o seu último ano na competição, o jogador balançou as redes 12 vezes em 19 partidas. 

Vitor Roque durante apresentação no Palmeiras
Vitor Roque durante apresentação no PalmeirasCesar Greco/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras aposta forte no atleta, ainda mais porque a joia Estêvão está de partida para o Chelsea no meio do ano. Outro grande destaque do clube é Raphael Veiga, o verdadeiro maestro alviverde.

Mas não podemos esquecer que o Palmeiras ainda tem outra carta na manga: trata-se de Paulinho, artilheiro do Brasileirão 2023 e da Libertadores 2024. O ex-jogador do Atlético-MG e do Bayer Leverkusen foi um dos grandes investimentos de Leila Pereira para esta temporada, sendo a terceira maior contratação da história do futebol nacional. Em recuperação de uma lesão, deverá regressar aos relvados durante a disputa da Série A.

Um Palmeiras que ainda conta com Felipe Anderson. O ex-jogador da Lazio vem tentando ultrapassar problemas físicos para dar o retorno esperado com a camisola do Verdão.

Paulinho é outra grande esperança de golos para o Palmeiras
Paulinho é outra grande esperança de golos para o PalmeirasFabio Menotti/Palmeiras/by Canon

São Paulo repatria Oscar e ainda tem Lucas Moura

Treze anos depois de deixar o Internacional e seguir para o Chelsea, Oscar decidiu regressar ao futebol brasileiro. Foram oito anos consecutivos no futebol chinês, onde se tornou um dos atletas mais bem pagos do planeta.

O experiente jogador, que disputou o Mundial com a Seleção Brasileira em 2014, é a estrela do São Paulo no Brasileirão deste ano, clube que o lançou para o futebol em 2008, quando recebeu a primeira oportunidade como profissional.

Oscar está de volta ao clube que o lançou para o futebol
Oscar está de volta ao clube que o lançou para o futebolMARCELLO ZAMBRANA/AGIF/AGIF via AFP

No Tricolor, conta com um companheiro de bastante experiência: Lucas Moura, que na Europa defendeu o PSG e o Tottenham, mas que optou por voltar para casa mais cedo, em 2023, ano em que se sagrou campeão da Taça do Brasil pelo clube do Morumbi.

Além de Oscar e Lucas, o São Paulo conta com o faro de golo do argentino Calleri, um dos grandes ídolos recentes do clube.

Flamengo tem uma seleção 

Clube com mais adeptos no Brasil, o Flamengo trata o Brasileirão como prioridade máxima. Não é à toa que possui uma equipa de craques para a disputa do torneio, a começar pelo comando técnico do ex-jogador Filipe Luís

Filipe Luís com a medalha de campeão carioca
Filipe Luís com a medalha de campeão cariocaBUDA MENDES/Getty Images South America/Getty Images via AFP

Com a conquista do Campeonato Carioca, o ex-lateral do Atlético de Madrid chegou a três troféus vencidos em cinco meses como comandante do Flamengo. Antes, havia conquistado a Taça do Brasil de 2024 e a Supertaça do Brasil de 2025. Para se ter uma ideia, possui mais títulos do que derrotas à frente do Rubro-Negro (um deslize em 29 jogos).

Ele está à frente de uma equipa que reeditou a parceria brasileira da Juventus, formada entre os laterais Alex Sandro e Danilo, este último que definitivamente se transformou num defesa-central.

Danilo deixou a Juventus e voltou ao futebol brasileiro
Danilo deixou a Juventus e voltou ao futebol brasileiroWAGNER MEIER/Getty Images South America/Getty Images via AFP

Caminhando mais adiante na formação do Flamengo está Gerson, ex-Olympique de Marselha e um dos maiores médios do futebol brasileiro atual, com um papel determinante na própria seleção.

O setor ainda tem Arrascaeta, camisola 10 não apenas do emblema carioca, mas também da seleção uruguaia. No ataque está Bruno Henrique, multicampeão pelo Rubro-Negro, sem contar ainda a expectativa pelo regresso do goleador Pedro, jogador que disputou o último Mundial pela Seleção Brasileira. 

Gerson com a taça de campeão carioca
Gerson com a taça de campeão cariocaBUDA MENDES/Getty Images South America/Getty Images via AFP

Para a defesa do título

O atual campeão Botafogo perdeu o craque argentino Almada, que se transferiu para o Lyon, além do goleador Luiz Henrique, hoje no Zenit, além de outros importantes nomes, incluindo o técnico português Artur Jorge. 

Mas o clube do empresário norte-americano John Textor confia no processo de reformulação do plantel e conta ainda com peças que foram importantes na campanha da última temporada, como Igor Jesus, Savarino e Alex Telles

Savarino é um dos remanescentes do mágico 2024 do Botafogo
Savarino é um dos remanescentes do mágico 2024 do BotafogoTHIAGO RIBEIRO/AGIF/AGIF via AFP

Vasco de Coutinho, Payet e Vegetti

Apesar de todos os problemas administrativos enfrentados, o Vasco chega ao Brasileirão com nomes de destaque. Coutinho, que num passado nem tão distante brilhou no Liverpool, poderá ter finalmente uma temporada completa no futebol brasileiro para, quem sabe, brilhar na Série A, superando os problemas físicos que têm vindo a ser uma dor de cabeça. 

Coutinho comemora golo pelo Vasco
Coutinho comemora golo pelo VascoJORGE RODRIGUES/AGIF/AGIF via AFP

O Cruz-maltino ainda tem o francês Payet, que disputará o terceiro Brasileirão da sua carreira. Na temporada passada, o veteraníssimo esteve em campo em 23 partidas do torneio, com três golos e três assistências. 

Outro importante destaque da equipa é o artilheiro argentino Vegetti. Máximo goleador da última Taça do Brasil, foi às redes 12 vezes na Série A 2024. O jogador é a referência ofensiva do Gigante da Colina. 

Um Gabigol azul da cor do mar

O Cruzeiro foi um dos clubes que mais investiu no futebol brasileiro para a temporada 2025. O retorno ainda não foi visto em campo, mas a expectativa segue alta, especialmente em relação ao desempenho de Gabriel Barbosa, um dos mais letais atacantes do futebol brasileiro nos últimos anos e que já foi artilheiro da Série A em 2019. 

Gabigol, o camisola 9 do Cruzeiro
Gabigol, o camisola 9 do CruzeiroGustavo Aleixo/Cruzeiro

Gabigol decidiu trocar o Flamengo pelo Cruzeiro, num anúncio movimentadíssimo, feito em pleno Réveillon. Na Raposa, veste a camisola 9 e tem um salário milionário. Pedro Lourenço, dono da SAD do clube mineiro, revelou recentemente que Gabi lhe prometeu 20 golos no Brasileirão deste ano. Será que conseguirá cumprir o objetivo? 

O Cruzeiro ainda manteve Matheus Pereira, camisola 10 que terminou a temporada passada com 11 golos e 15 assistências, e trouxe Dudu, tetracampeão brasileiro pelo Palmeiras, ídolo da equipa alviverde e que deu os seus primeiros passos no futebol justamente defendendo a camisola cinco estrelas da equipa de Belo Horizonte. 

Dudu está de volta ao clube que o lançou
Dudu está de volta ao clube que o lançouCruzeiro/Divulgação

O super-herói Alvinegro

Aos 38 anos, Hulk é um exemplo de longevidade no futebol mundial. O atacante continua num nível altíssimo de performance e a entregar aquilo que os adeptos do Atlético-MG mais gostam: golos e títulos.

Recentemente, o super-herói da Massa Alvinegra foi o goleador máximo do Campeonato Mineiro, com sete golos. Foi a quarta artilharia seguida de Hulk no Estadual, superando uma marca de 57 anos, deixando para trás Ninão e Tostão, ídolos do rival Cruzeiro. 

Hulk celebra golo contra o Cruzeiro no Mineirão
Hulk celebra golo contra o Cruzeiro no MineirãoAtlético-MG/Divulgação

O título mineiro desta temporada foi o oitavo do atacante pelo Galo, uma trajetória que inclui ainda o Triplete de 2021 – Campeonato Mineiro, Taça do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro. 

Autor de 10 golos e cinco assistências no Brasileirão 2024, Hulk é o craque do Galo, um clube que chega para esta temporada com novas peças no sistema ofensivo, como Rony, Cuello e Júnior Santos, e tem ainda a consistência do guarda-redes Everson, um dos melhores do país. 

Capitão Thiago Silva 

Com uma equipa em reformulação, o Fluminense tem em Thiago Silva o seu grande líder. O jogador de passagem histórica pela Europa e Seleção Brasileira, voltou ao futebol brasileiro na última temporada. Terá neste ano, portanto, a oportunidade de disputar desde o início a elite do futebol nacional. 

Thiago Silva, capitão e grande liderança do Fluminense
Thiago Silva, capitão e grande liderança do FluminenseTHIAGO RIBEIRO/AGIF/AGIF via AFP

O ano de 2024 foi complicado para o Tricolor, que lutou contra a descida. Desta vez, a equipa quer construir um novo capítulo e possui peças interessantes para a disputa da Série A, como o veteraníssimo Fábio, além de Jhon Arias, titular da seleção colombiana e um dos craques da conquista da Libertadores 2023. 

Destaques do sul do país 

Grémio e Internacional, os gigantes do futebol gaúcho, também possuem cartas de destaque para a disputa do Brasileirão.

No Tricolor Gaúcho, o dinamarquês Braithwaite, ex-Barcelona, chegou ao país no ano passado com a Série A em andamento e, mesmo assim, teve grande impacto, balançando as redes em oito oportunidades e dando duas assistências.

Braithwaite é uma das referências ofensivas do Grêmio
Braithwaite é uma das referências ofensivas do GrêmioMAXI FRANZOI/AGIF/AGIF via AFP

Cristaldo e Villasanti são os outros craques do Grémio, que deixou a era Renato Portaluppi para ingressar na administração Gustavo Quinteros.

Já no Internacional, o trio Borré, Alan Patrick e Enner Valencia destacou-se numa incrível jornada de invencibilidade construída pelo Colorado no Brasileirão 2024. Foram 16 jogos de invencibilidade, com a equipa a deixar a disputa na parte inferior da tabela para garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores deste ano. 

Além disso, sob o comando de Roger Machado, o Inter voltou a conquistar o Campeonato Gaúcho nesta temporada, dando fim aos sete anos consecutivos de conquistas do rival Grémio.

Enner Valencia é o destaque ofensivo do Internacional
Enner Valencia é o destaque ofensivo do InternacionalLUIZ ERBES/AGIF/AGIF via AFP

Nordeste e os seus grandes nomes 

Cinco equipas nordestinas vão disputar a Série A do Brasileirão 2025 - Bahia, Vitória, Sport, Ceará e Fortaleza -, o maior número de representantes da história da região na era dos pontos corridos. 

Administrado pelo Grupo City, o Bahia foi recentemente campeão estadual e tem a estrela de Everton Ribeiro, jogador de Mundial e capitão do Tricolor de Aço. Além disso, a equipa foi ao mercado e repatriou o atacante Willian José, de 33 anos, entre os cinco melhores marcadores brasileiros da LaLiga.

Everton Ribeiro com a taça de campeão baiano
Everton Ribeiro com a taça de campeão baianoLetícia Martins/EC Bahia

O rival Vitória aposta em Wellington Rato, ex-São Paulo, enquanto o Fortaleza tem o veterano defesa David Luiz, com uma extensa carreira no futebol europeu e multicampeão pelo Flamengo no seu regresso ao futebol brasileiro. 

David Luiz aplaudido pelos adeptos do Fortaleza
David Luiz aplaudido pelos adeptos do FortalezaLUCAS EMANUEL/AGIF/AGIF via AFP