Chega assim ao fim a segunda passagem de Dudu pela Toca da Raposa II, já que foi formado nas camadas jovens do clube. O ídolo do Palmeiras foi apresentado como uma das grandes contratações do Cruzeiro para a época de 2025, mas envolveu-se numa polémica com o treinador Leonardo Jardim após ter sido retirado do onze inicial.
Dudu manifestou publicamente o seu desagrado por ter sido colocado no banco de suplentes e acabou afastado pela equipa técnica. O caso foi levado à direção do Cruzeiro, que optou pela saída definitiva do jogador, tratando-se de um problema disciplinar.
Dudu participou em 17 jogos pelo Cruzeiro este ano, tendo marcado dois golos.
A sua história com o clube mineiro voltou a ser marcada por polémicas. No ano passado, chegou a ser anunciado pelo Cruzeiro, mas recuou na decisão, o que gerou a irritação de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, o seu antigo clube. Na altura, rejeitou a transferência devido à reação negativa da claque do clube paulista.

No final da última época, porém, decidiu sair do Verdão, uma vez que já não teria espaço no plantel orientado pelo português Abel Ferreira. O destino foi o Cruzeiro, que voltou a apostar no jogador. A aposta, no entanto, não correu bem, e Dudu saiu pela "porta dos fundos" da Toca.
Outros clubes brasileiros estão interessados na sua contratação, como o Grémio, Atlético Mineiro e Botafogo.
