O São Paulo anunciou esta sexta-feira o regresso do defesa Rafael Toloi, dez anos depois. O central de 34 anos estava na Atalanta desde 2015 e encerrou o seu vínculo com a equipa de Bérgamo no final da última temporada.
Campeão da Sul-Americana de 2012 pelo Tricolor, Rafael Toloi regressa com contrato válido até 31 de dezembro de 2026, com a possibilidade de renovação até 31 de dezembro de 2027 de acordo com o cumprimento de objetivos.
“Estou muito feliz com este regresso. Acho que é o sonho de qualquer atleta jogar no São Paulo, e eu estou aqui pela segunda vez. É muito especial para mim. Estou mais maduro. Tenho uma boa bagagem, uma boa experiência, e tudo que eu vivi na Itália foi muito especial. A gente sabe que os objetivos aqui no São Paulo são os maiores possíveis, e eu não vejo a hora de estar com o grupo para poder ajudar”, afirmou Toloi.
Rafael Toloi foi revelado pelo Goiás e por lá conquistou os títulos estaduais de 2009 e 2012, além de ser finalista da Taça Sul-Americana em 2010. Após passagem pelo clube goiano, iniciou a sua trajetória no São Paulo em julho de 2012, aos 21 anos. No mesmo ano, conquistou a Sul-Americana ao lado do companheiro Lucas Moura, pelo São Paulo.
Pelo clube paulista, o defesa disputou 133 partidas e marcou seis golos até ser negociado com a Atalanta, de Itália, no segundo semestre de 2015. Em 2014, teve uma passagem por empréstimo na Roma, também de Itália.
Pela Atalanta, Toloi participou na histórica conquista da Liga Europa na temporada 2023/24 e teve exibições de destaque que o levaram a defender a seleção italiana após obter dupla cidadania. Pela Itália, o defesa soma 14 partidas e foi campeão do Europeu em 2021.
