O contrato de Maílton com o São Paulo vai até dezembro de 2027. O defesa chegou ao Tricolor em setembro, mas só disputou 10 jogos, sem golos nem assistências.
O São Paulo comprou Maílton após o lateral destacar-se pela Chapecoense na Série B. Foram 76 partidas pelo clube catarinense, com 9 golos e 13 assistências.
"É um perfil de atleta que a gente vai buscar para a Série B: jovem com força e gana, querendo estar no Fortaleza e crescer cada vez mais na carreira, e que tenha também o perfil da competição e dentro da nossa realidade económica", declarou o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.
Maílton é o primeiro reforço do Laion para 2026, ano em que o clube procurará o regresso à Série A. O lateral-direito chega para suprir a saída do ídolo Tinga, que se transferiu para o Coritiba.
Maílton já se havia destacado na Série B em 2019, mas pelo Operário-PR. O desempenho no Fantasma levou-o ao Atlético-MG, onde teve pouco espaço.

Formado no Palmeiras, Maílton ainda passou por Santa Cruz, Mirassol, Coritiba e Ponte Preta. Na Europa, o lateral-direito atuou pelo Metalist Kharkiv, da Ucrânia, que detinha os seus direitos económicos durante o período na Chapecoense.
A saída de Maílton é a quarta confirmada no São Paulo para 2026, após Luiz Gustavo, Rigoni e Dinenno. O clube também garantiu a contratação do médio Danielzinho, do Mirassol.
