Coutinho tinha revelado na quarta-feira estar "muito esgotado mentalmente" numa mensagem no Instagram dirigida aos adeptos da equipa do Rio de Janeiro.
"Com o coração apertado, percebo que agora é o momento de dar um passo atrás e encerrar este ciclo", acrescentou o futebolista, que se formou nas camadas jovens do Vasco da Gama.
Coutinho tinha contrato até junho de 2026, mas manifestou ao clube carioca a sua vontade de sair antes do previsto, informou o Vasco da Gama esta sexta-feira.
"Após um diálogo respeitoso e transparente, as partes chegaram a um acordo amigável para a rescisão contratual, assinada ao final da tarde de hoje", referiu o clube da Cruz de Malta no X.
Jogador com passagem por clubes de topo da Europa como Inter de Milão, Liverpool, Barcelona e Bayern de Munique, P. Coutinho regressou em 2024 ao Vasco, cedido inicialmente pelo Aston Villa, que o libertou em definitivo no ano passado.
Na sua segunda passagem pelo Vasco, "demonstrou profissionalismo, dedicação e profundo respeito pela instituição, honrando a camisola em todos os momentos", destacou o clube.
"Nunca faltou dedicação, vontade e compromisso"
O brasileiro afirmou que decidiu pedir a saída antecipada no sábado, durante o jogo que garantiu ao Vasco a qualificação para as meias-finais do Campeonato Carioca, uma vitória por 5-3 nas grandes penalidades frente ao Volta Redonda após empate a um golo.
"Amo tudo o que o Vasco representa na minha vida. Vestir esta camisola foi uma das decisões mais importantes que tomei. E, em cada treino, em cada jogo, dei sempre o meu melhor. Sempre! Nunca faltou dedicação, vontade e compromisso", sublinhou na despedida.

O Vasco da Gama teve um início fraco no Brasileirão 2026, com apenas um ponto nas três primeiras jornadas, entre críticas ao treinador, o antigo selecionador brasileiro Fernando Diniz.
Nesta época, Coutinho somava um golo na liga brasileira e dois golos e uma assistência em quatro jogos no Campeonato Carioca.
Em 2025, acumulou 11 golos e cinco assistências em 56 partidas em todas as competições.
