Mais

Vasco da Gama impedido pela FIFA de inscrever jogadores por dívida ao Nantes

Vasco da Gama ficará impedido de contratar nas próximas janelas
Vasco da Gama ficará impedido de contratar nas próximas janelasMatheus Lima/Vasco
O Vasco da Gama está impedido de inscrever novos jogadores, publicou a FIFA esta segunda-feira, numa punição por dívida do clube carioca com o Nantes, de França. O débito é pela contratação do avançado Adson, em janeiro de 2024.

A punição aplicada pela FIFA tem duração de três janelas de transferências, mas pode ser revertido em caso de pagamento do valor devido. Segundo informações publicadas pelo ge, a dívida do Vasco com o Nantes é de 3,8 milhões de euros.

Em nota oficial divulgada pelo clube, o Vasco afirmou que já "trabalha juridicamente para a reversão da decisão". No entanto, também explicou que não pode efetuar o pagamento da dívida, em razão do seu processo de recuperação judicial.

"O Vasco da Gama vem a público para informar que já estão sendo adotadas todas as medidas jurídicas cabíveis, visando a reversão da decisão proferida pela FIFA nesta data que aplica a penalidade de registration ban em processo movido pelo Nantes", comunicou o clube brasileiro.

Adson foi contratado no início de 2024
Adson foi contratado no início de 2024Leandro Amorim/Vasco

"De acordo com a legislação brasileira aplicável à recuperação judicial, o clube está impedido de realizar o pagamento. Da mesma forma, a jurisprudência dominante do Comité Disciplinar da FIFA é no sentido de reconhecer a jurisdição das legislações nacionais e não aplicar a referida sanção, em casos desta natureza", explicou o Vasco da Gama.

A medida surge 14 dias antes da abertura da janela de transferências extra para o Mundial de Clubes. O período excecional para movimentação de atletas começará no dia 2 de junho e será aberto a todos os clubes.

Confira a nota oficial do Vasco da Gama:

"O Vasco da Gama vem a público para informar que já estão sendo adotadas todas as medidas jurídicas cabíveis, visando a reversão da decisão proferida pela FIFA nesta data que aplica a penalidade de registration ban em processo movido pelo Nantes.

De acordo com a legislação brasileira aplicável à recuperação judicial, o clube está impedido de realizar o pagamento. Da mesma forma, a jurisprudência dominante do Comitê Disciplinar da FIFA é no sentido de reconhecer a jurisdição das legislações nacionais e não aplicar a referida sanção, em casos desta natureza.

Ressalta-se, por fim, que em virtude na janela de transferências se encontrar fechada, neste momento, a referida decisão não produz nenhum efeito adverso ao clube".