O AC Milan continua a ser o centro das atenções, mesmo fora de campo, onde Sérgio Conceição se vê envolvido em acontecimentos que o afetam diretamente, pondo em risco a sua tranquilidade. De facto, o assessor do treinador, Francisco Empis, demitiu-se das suas funções.
"Nenhum dos pontos foi validado pelo treinador Sérgio Conceição, nem o vincula enquanto profissional. Devido ao erro cometido e aos danos reputacionais causados, demito-me imediatamente do cargo com o treinador", lamentou.
Mas o que aconteceu exatamente? Na quinta-feira, Empis tinha enviado mensagens aos jornalistas italianos sobre a insatisfação de Conceição com a estrutura de Milanello, considerada não à altura de um clube de topo, a preparação desportiva da equipa sob o comando de Paulo Fonseca, o insuficiente empenho de alguns jogadores e, sobretudo, a falta de apoio da direção.
Entre as críticas, destacam-se a falta de uma direção clara no projeto técnico, os longos prazos no mercado, a ausência de uma figura de autoridade na relação com os jogadores e o afastamento do proprietário Gerry Cardinale, ausente de Milão há meses sem explicação oficial. No entanto, Conceição desmentiu imediatamente os rumores.
"Sofro muito com o momento do AC Milan, mas nada do que foi dito sobre mim é verdade. O clube está sempre presente, sei que o clube está comigo", declarou.
Estas palavras levaram à demissão de Empis. Na sua mensagem, o assessor pediu desculpa a Conceição e ao Milan, fazendo alguns esclarecimentos.
"A informação publicada contém vários erros e imprecisões, em particular no que diz respeito à relação entre os membros da equipa, a equipa técnica e a direção do Milan. Não refletem a verdade dos factos, mas sim rumores e suposições sem qualquer base factual", apontou.
A reação imediata do treinador rossoneri
Na véspera do jogo fora de casa, no terreno do Leccer, o treinador do Milan respondeu a perguntas sobre a situação durante a conferência de imprensa:
"Lamento esta situação. Quero perceber em tribunal o que aconteceu, não é claro porque é que este antigo colaborador o fez. Talvez por maldade ou porque foi pago por alguém. Digo isto publicamente. Também lamento por aqueles que trabalham no Milan. Ibrahimovic e Moncada estiveram perto da equipa durante toda a semana. Falámos todos juntos. Trabalhámos com todo o grupo à nossa disposição. Florenzi também regressou. Estou satisfeito com o trabalho da equipa: todos estão envolvidos. Responderemos nos tribunais", vincou.