Quando se vai ao Flashscore para ver os jogadores com mais golos nas principais ligas europeias, descobre-se que na Serie A, a primeira divisão italiana, a lista é encabeçada por um jogador de 25 anos que não parece estar a ter dificuldades de adaptação: Mateo Retegui.
Sem oportunidades no Boca Juniors, clube do qual saiu e onde disputou apenas uma partida oficial, o avançado foi emprestado a Estudiantes, Talleres e Tigre no futebol argentino. Ao serviço do Tigre teve o seu boom no país argentino, sendo o melhor marcador da Liga Profissional de 2022 com 19 golos em 27 jogos.
As grandes exibições levaram-no a Itália, onde ingressou no Génova, marcando nove golos em 31 jogos, incluindo golos importantes contra clubes como o AC Milan, Lazio, Nápoles e Roma.

Tornou-se cidadão italiano graças ao facto de os seus avós maternos serem originários de Canicattì, na Sicília, sabendo que Roberto Mancini o convocaria para a seleção italiana: para além de ter marcado contra a Inglaterra na sua estreia, disputou o Campeonato da Europa do ano passado na Alemanha e tem seis golos em 18 jogos pela Azzurra.
Desde agosto, joga na Atalanta, que ocupa as posições cimeiras da Serie A, graças aos seus 20 golos. A capacidade de meter a bola nas redes atraiu o interesse de clubes de classe mundial como o Manchester United, que estaria disposto a pagar cerca de 70 milhões de euros pelo jogador nascido em San Fernando.
O Arsenal, também da Premier League, tentou contratá-lo no mercado de transferências, mas acabou por não conseguir. Será que um destes dois gigantes acabará por ficar com ele ou continuará a marcar golos no clube de Bérgamo? Resta saber...
Por que Retegui não joga pela Argentina?
"Não tive a oportunidade de falar com ninguém da seleção argentina em nenhum momento... Quando soube do interesse de Roberto Mancini, falei com a família e não hesitei um segundo. Vestir uma camisola tão bonita e com tanta história é uma honra para mim", disse numa entrevista ao AS há alguns meses.
Retegui na corrida à Bota de Ouro
O prémio para o melhor marcador da época nas ligas europeias é atualmente liderado por Mohamed Salah, o avançado egípcio do Liverpool, com 23 golos, Harry Kane, com 21 golos pelo Bayern de Munique, e Retegui, com 20 golos pela Atalanta, da Serie A. Erling Haaland tem 19 e Kylian Mbappé tem 17. Um lugar privilegiado para o ítalo-argentino.