"A Lazio, chocada ao ver as imagens e o vídeo de Juan Bernabè e ao ler as declarações que o acompanham, anuncia que cessou, com efeito imediato, todas as relações com ele, dada a gravidade do seu comportamento", declarou o clube, atualmente em 4.º lugar na Série A, a 11 pontos do líder Nápoles.
"O clube está ciente da dor, que partilha, que a perda da águia causará aos seus adeptos nos próximos jogos em casa, mas considera que não é possível estar associado, especialmente quando está em causa o símbolo histórico da águia, a uma pessoa que, por sua própria iniciativa, tornou impossível a continuação da relação", continua o texto.
Bernarbè, um espanhol musculado de 56 anos que tratava da águia Vitória no Benfica, causou polémica ao publicar imagens nas redes sociais mostrando o seu sexo depois de um cirurgião ter colocado um implante peniano no sábado para melhorar a sua vida sexual.
"Não há nada de errado em fazer isto (...) Penso que é uma solução que todos os homens deviam considerar, fazer sexo sabe bem", escreveu.
Bernarbè e a sua águia, chamada Olimpia, são responsáveis pelo entretenimento pré-jogo da Lazio desde a época 2010-11.
Em 2021, Bernarbè já tinha feito manchetes por ter feito uma saudação fascista após um jogo da liga e ter gritado "Duce, Duce" na direção das bancadas ocupadas pelos ultras da Lazio, alguns dos quais não escondem a sua admiração e nostalgia por Benito Mussolini e pelo regime fascista. A Lazio suspendeu-o na altura.
Antes de a Lazio anunciar a rescisão do seu contrato na segunda-feira, Bernarbè defendeu-se na estação de rádio local Radio24, dizendo que "não se arrepende de ter publicado estas imagens. Gosto de sexo (...) Para mim, a nudez é algo normal, porque cresci numa família naturista com uma mente aberta. Não percebo porque é que esta fotografia está a ser apresentada como pornografia".
Antes de evocar Mussolini: "Admiro-o muito. Fazer parte da Lazio é uma honra em todos os sentidos da palavra, faz-me sentir mais homem".