O 0-0 é o mais próximo do tédio no futebol. Que o diga a Serie A, com um dado impressionante antes de voltar à rotina após a pausa internacional de novembro. Em 110 jogos – onze jornadas completas –, houve 17 empates sem golos. 17. Os bocejos em Itália estão mais do que justificados.
O curioso desta realidade na maratona pelo Scudetto é que, pelo menos, houve um por cada jornada. Desde o Génova-Lecce da ronda inaugural até aos Lecce-Hellas Verona, Como-Cagliari e Juventus-Torino, que aconteceram consecutivamente antes da paragem para as seleções.
Isto significa que 15,45% dos jogos desta temporada na Serie A terminaram como começaram. O receio de cometer um erro que leve à derrota pesa bastante, tal como o elevado número de igualdades registadas pela Atalanta ou pelo Como – sete e seis, respetivamente.

17 vezes, 17 equipas: Inter, Roma e Udinese escapam
São 17 equipas que estiveram envolvidas nas 17 ocasiões em que não houve golos. Apenas três inquilinos da Serie A escapam. Os dois que ainda não empataram – Inter e Roma – e a Udinese, autora do 1-1 frente a Hellas Verona, Cagliari e Cremonese. Uma curiosidade notável.
Quanto aos números, Lecce, Torino, Hellas Verona, Parma, Pisa e Como repetiram o 0-0 em três ocasiões. Duas vezes para Génova, Fiorentina, Cremonese, Juventus e Lazio. E numa única jornada: Milan, Sassuolo, Atalanta, Bolonha, Nápoles e Cagliari. A igualdade está na ordem do dia.
Leia este e outros artigos no BeSoccer.
