Ravanelli: "Da forma como o utilizamos, o VAR permite a qualquer jogador enganar"

Fabrizio Ravanelli, antigo avançado italiano
Fabrizio Ravanelli, antigo avançado italianoSAMEER AL-DOUMY / AFP

Fabrizio Ravanelli, antigo avançado italiano, analisa a tecnologia, os árbitros e a gestão da Juventus, elogiando a Lazio, mostrando confiança em Chiellini e Comolli e apontando Osimhen como o reforço ideal para o futuro do ataque.

"É um futebol irreconhecível, chegámos a um ponto crítico e só nós, em Itália, utilizamos o VAR desta maneira. Noutros campeonatos, o VAR é usado de forma diferente. Da forma como o utilizamos, a tecnologia permite a qualquer jogador em campo enganar", defendeu Fabrizio Ravanelli, antigo jogador de Juve e Lazio e avançado na última Liga dos Campeões conquistada pelos bianconeri, como convidado do programa Radio Anch'io Sport na Rai Radio 1, sobre a utilização do VAR, que tem causado desagrado a muitos profissionais do setor, de De Rossi a Gasperini.

"Hoje em dia, a classe de arbitragem deixa muito a desejar. Atualmente há sempre uma luta constante para enganar o árbitro, enquanto antes havia muito mais respeito. Casarin, Agnolin, Di Bello; havia muitos árbitros com grande personalidade e isso fazia diferença na relação", acrescentou.

Fabrizio Ravanelli, antigo jogador da Juventus e da Lazio, falou ainda do jogo entre ambas as equipas.

"Foi um belo jogo, a Juve voltou a mostrar as suas dificuldades em marcar golos. Uma dificuldade enorme em concretizar e depois, no primeiro remate à baliza, sofreu um golo. A Lazio, por sua vez, fez um grande jogo, com muita entrega e personalidade. Na Juve nota-se uma grande evolução no jogo, no sentido de pertença. Tem de continuar assim, embora faltem 3-4 jogadores para colmatar essa diferença em relação a equipas como o Inter", considerou.

Problemas no ataque

Basta recuperar Vlahovic para resolver o problema ofensivo? "Poderá ser uma grande ajuda neste campeonato. Para o futuro  será necessário um avançado de grande nível. Sou fã de Osimhen, espero que o possam contratar. Poderia ser o finalizador que permitiria à Juve voltar a ser protagonista também a nível internacional", explicou.

Problemas na Juve também ao nível da direção? "Se se evocam nomes como Boniperti, Moggi, Giraudo e Bettega, Andrea Agnelli, estamos a falar do olimpo que fez a história da Juve. Mas confio em Comolli e Chiellini. Conheci o Comolli em Marselha: é competente, humilde e profissional. Já tem alguma experiência, é preciso dar-lhe tempo. O Chiellini conhece muito bem o ambiente da Juve. Claro que é preciso reconhecer que algumas contratações foram mal feitas. Mas estou convencido de que são pessoas que vão trazer benefícios à Juve", concluiu Fabrizio Ravanelli.