Serie A: Expulsão de Kalulu e reação de Bastoni geraram polémica no Inter-Juventus

Kalulu protesta com o árbitro Federico La Penna
Kalulu protesta com o árbitro Federico La PennaPIERO CRUCIATTI / AFP

No grande jogo de San Siro, mais um episódio de arbitragem agita o campeonato italiano, alimentando a onda de polémicas contra o VAR. Uma norma, que deverá ser alterada em breve, impede atualmente o sistema de intervir na decisão errada do árbitro, que expulsou Kalulu por duplo amarelo.

Recorde as incidências da partida

Continuam as fortes polémicas em torno da arbitragem. O episódio aconteceu no Inter-Juventus, quando, aos 42 minutos, Kalulu, já advertido dez minutos antes, foi expulso por uma falta que, nas imagens, pareceu inexistente sobre Bastoni.

O defesa do Inter foi apenas tocado de leve pelo jogador da Juventus com a mão e atirou-se para o chão, simulando e enganando assim o árbitro Federico La Penna, que mostrou o segundo amarelo e expulsou Kalulu.

O comportamento antidesportivo do jogador do Inter prolongou-se com a celebração, ao perceber que tinha conseguido enganar o árbitro e que a decisão resultou na expulsão do adversário. Foram inúteis os protestos do próprio Kalulu e dos restantes jogadores da Juventus, pois Federico La Penna não pode fazer mais do que manter a sua decisão, já que o VAR, por regulamento, não pode intervir num segundo cartão amarelo.

Trata-se de uma regra que deverá ser alterada em breve. Está previsto um alargamento dos poderes do VAR, que deverá passar a intervir também nestas situações. Com as novas normas, provavelmente teria ocorrido o oposto, pois teria sido mostrado o segundo amarelo a Bastoni por simulação, invertendo assim de forma dramática o desfecho do lance.