Serie A insiste em realizar jogo na Austrália apesar dos obstáculos crescentes

O Estádio Optus, em Perth, é o local proposto para o jogo entre o AC Milan e o Como
O Estádio Optus, em Perth, é o local proposto para o jogo entre o AC Milan e o ComoALBERT PEREZ / GETTY IMAGES VIA AFP

O jogo proposto da Serie A em Perth continua em preparação e não foi abandonado, apesar das condições inaceitáveis impostas pela Confederação Asiática de Futebol, afirmou o presidente da Serie A, Ezio Simonelli, esta sexta-feira.

A Federação Italiana de Futebol aprovou o pedido da Serie A para transferir o jogo de fevereiro entre o AC Milan e o Como devido à indisponibilidade de San Siro, que irá acolher a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milano-Cortina.

A UEFA autorizou a realização do jogo da Serie A em outubro, ainda que de forma relutante, numa decisão que também abrangia o plano da LaLiga para realizar um jogo entre o Barcelona e o Villarreal em Miami este mês, que acabou por ser cancelado devido à forte oposição interna.

Notícias recentes na imprensa italiana sugeriram que o jogo em Perth, que seria o primeiro encontro de uma grande liga europeia disputado fora do seu país de origem, dificilmente se realizaria.

"Li coisas nos últimos dias que não correspondem à verdade", afirmou Simonelli aos jornalistas. "Não é uma ideia que tenha sido abandonada, mas sim um projeto que continua em desenvolvimento. Recebemos muitas opiniões favoráveis".

Simonelli explicou que a AFC foi a única entidade que não deu aprovação incondicional, tendo imposto dois requisitos.

As condições estipulavam que o jogo não poderia ser organizado, promovido ou comercializado pela Serie A e que os árbitros seriam nomeados pela AFC.

"Por isso pedimos à FIFA que desse uma resposta final", referiu Simonelli.

"Não consideramos essas condições aceitáveis, não porque não as queiramos aceitar, mas porque é impossível disputar um jogo do campeonato italiano sem o definir como tal. Tal como é impossível ir à Austrália sem árbitros italianos".

Referiu ainda que árbitros italianos vão arbitrar a Supertaça de Itália na Arábia Saudita na próxima semana, também sob jurisdição da AFC.

"Talvez seja apenas um mal-entendido", disse. "Se for esse o caso, consideramos essas condições inexistentes e interpretamos como uma opinião favorável".

Simonelli revelou que vai reunir-se com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em Doha, a 17 de dezembro, numa tentativa de resolver a situação. Acrescentou que a Serie A não preparou planos alternativos e continua a trabalhar para realizar o jogo em Perth a 8 de fevereiro.

"Se a FIFA disser que o jogo não pode realizar-se, aceitaremos", afirmou. "Não estou a fazer previsões. Limito-me a dizer que o processo continua em curso".