Mais

Serie A: Rafael Leão assiste na vitória do Milan frente à Roma (1-0), Lecce bate Fiorentina (0-1)

Atualizado
Rafael Leão assistiu para o golo que decidiu a partida
Rafael Leão assistiu para o golo que decidiu a partidaISABELLA BONOTTO / AFP

A ACF Fiorentina continua à procura da sua primeira vitória na Serie A esta época, depois de uma derrota tangencial por 0-1 frente ao US Lecce, no Estádio Artemio Franchi. O AC Milan lançou um sério aviso naquilo que promete ser uma emocionante luta pelo título da Serie A, ao vencer por 1-0 a AS Roma, que viu chegar ao fim a sua impressionante série de seis vitórias consecutivas fora de casa em todas as competições.

Milan 1-0 AS Roma

O encontro colocava frente a frente dois gigantes do futebol italiano determinados em afirmar as suas credenciais de candidato ao título, com a Roma a chegar em excelente forma como visitante.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A equipa de Gian Piero Gasperini entrou com ambição e começou melhor, criando perigo por intermédio de Bryan Cristante, que esteve perto de inaugurar o marcador com uma jogada individual, e de Evan Ndicka, que falhou por centímetros o desvio de cabeça após um cruzamento perigoso de Matías Soulé.

Os Rossoneri tiveram dificuldades em travar o ímpeto ofensivo dos Giallorossi, com Paulo Dybala a rematar ligeiramente ao lado já dentro da área. No entanto, a falta de eficácia da Roma acabaria por ser castigada. Contra a corrente do jogo, o Milan adiantou-se no marcador após um contra-ataque fulminante, em que Rafael Leão serviu Strahinja Pavlović, que finalizou com precisão para o 1-0. Youssouf Fofana teve depois a oportunidade de ampliar a vantagem antes do intervalo, mas desperdiçou de forma incrível, atirando ao lado de posição privilegiada.

O Milan entrou na segunda parte com o controlo da partida e Samuele Ricci esteve perto de marcar com um remate que passou a escassos centímetros do poste. O guarda-redes da Roma, Mile Svilar, brilhou logo depois, ao defender de forma espetacular um remate de Rafael Leão, antes de ver um canto subsequente desviar em Christopher Nkunku e acertar no poste. A pressão do Milan intensificou-se, e por pouco não chegou o segundo golo, com Mario Hermoso a salvar sobre a linha após uma dupla intervenção de Svilar a remates de Bartesaghi e Ricci.

Mesmo assim, a Roma teve uma oportunidade de ouro para empatar, quando o árbitro Marco Guida assinalou penálti por mão de Fofana ao tentar bloquear um livre de Lorenzo Pellegrini. Porém, Mike Maignan manteve o Milan em vantagem ao defender de forma brilhante o penálti de Dybala, mergulhando para o seu lado esquerdo.

No final, o golo solitário de Pavlović bastou para garantir o triunfo e prolongar a série invicta da equipa de Massimiliano Allegri para 10 jogos (7 vitórias e 3 empates) em todas as competições, levando o Milan ao terceiro lugar da tabela. Já a Roma desceu duas posições, para o quarto posto, ao sofrer a sua primeira derrota fora de casa nesta temporada.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Fiorentina 0-1 Lecce

Apesar de dominar a posse de bola durante o primeiro quarto de hora, a equipa da casa conseguiu apenas um remate nesse período inicial, mostrando dificuldades em ultrapassar uma defesa do Lecce bem organizada e disciplinada. A pressão sobre a Fiorentina já era enorme antes do jogo, mas aumentou ainda mais quando os visitantes se adiantaram no marcador a meio da primeira parte: Medon Berisha marcou com um remate à queima-roupa após um excelente cruzamento da direita de Tete Morente.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A equipa Viola esteve perto de empatar aos 31 minutos, quando Moise Kean viu o seu remate dentro da área ser brilhantemente defendido pelo capitão do Lecce, Wladimiro Falcone. Pouco depois, o capitão da Fiorentina, Luca Ranieri, cabeceou por cima da trave por escassos centímetros, já perto do intervalo. Ao soar o apito para o descanso, a equipa de Stefano Pioli foi recebida com vaias e assobios por parte dos adeptos, num cenário que se tem tornado demasiado habitual.

O início da segunda parte foi morno, com pouca criatividade ou qualidade, o que aumentou ainda mais a frustração dos adeptos locais. Só aos 72 minutos é que a equipa da casa demonstrou alguma urgência, quando o internacional islandês Albert Guðmundsson teve uma boa oportunidade dentro da área, mas o seu remate, sem calma nem precisão, acabou muito por cima da baliza, de forma dececionante.

Com o tempo a esgotar-se, Kean voltou a estar muito perto do empate, mas o seu remate à queima-roupa foi soberbamente defendido por Falcone em cima da linha de golo. O jogo ganhou contornos dramáticos aos 84 minutos, quando a Fiorentina viu inicialmente ser-lhe assinalado um penálti por alegada falta de Santiago Pierotti sobre Ranieri. No entanto, após análise do VAR, o árbitro Antonio Rapuano reverteu a decisão, o que gerou grande revolta entre os jogadores e o banco da Fiorentina.

Com esta derrota, a equipa toscana mantém-se na penúltima posição da Serie A, a dois pontos da zona de segurança. Embora o Lecce não tenha feito uma exibição particularmente brilhante, esta vitória preciosa pôs fim a uma série de três jogos sem vencer e permitiu à equipa de Eusebio Di Francesco subir ao 15.º lugar da tabela.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Outros resultados:

Torino 2-2 Pisa

Parma 1-2 Bolonha