Mais

Spalletti ainda acredita que pode levar a Juve ao título: "Já vi de tudo"

Luciano Spalletti, novo treinador da Juventus
Luciano Spalletti, novo treinador da JuventusALESSANDRO BREMEC / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

Luciano Spalletti acredita que a Juventus ainda pode disputar o título da Serie A, apesar de ocupar o sétimo lugar na classificação. O antigo selecionador de Itália explicou esta sexta-feira porque aceitou um contrato de curta duração para tentar salvar a equipa.

O técnico de 66 anos foi nomeado treinador até ao final da época na quinta-feira, após o despedimento de Igor Tudor, que saiu depois de uma série de oito jogos sem vencer em todas as competições.

A Juve está a seis pontos do líder da Serie A, Nápoles, equipa que Spalletti conduziu ao seu primeiro Scudetto em 33 anos. O treinador garantiu que não teria assinado um contrato de oito meses se não acreditasse na possibilidade de conquistar troféus.

"Espero conseguir voltar à luta pelo Scudetto, porque não? Aliás, foi disso que falámos com os jogadores no balneário," afirmou Spalletti aos jornalistas.

"As intenções têm de ser as melhores, porque já se disputaram nove jogos e ainda faltam 29; é muito. Já vi de tudo ao longo de mais de 30 anos de carreira".

Esta nomeação marca o regresso rápido de Spalletti ao comando de um clube, depois de ter levado Itália à fase a eliminar do Euro-2024, antes de ser despedido em junho, na sequência de um início humilhante na campanha de qualificação para o Mundial.

"As primeiras impressões são maravilhosas. Todos conhecemos a história deste clube e sabemos que há uma grande expectativa, mas fazer parte disto é fantástico", disse Spalletti.

"A vontade de devolver esta equipa ao topo é fundamental. Tenho grande respeito por Igor Tudor. Conheço-o e sei como trabalha. Tenho a certeza de que vou encontrar uma equipa bem preparada, conhecendo o profissionalismo do meu antecessor".

Juventus na classificação da Serie A
Juventus na classificação da Serie AFlashscore

O novo treinador traçou objetivos ambiciosos apesar do mau início de Juventus nesta temporada.

"Os nossos objetivos são elevados, temos de tentar regressar às posições de Liga dos Campeões. É preciso recolocar as coisas no caminho certo, porque os outros estão a avançar depressa", afirmou.

Amor por Nápoles não vai mudar

Spalletti tem uma tatuagem no braço esquerdo que assinala o título histórico do Nápoles e aproveitou para responder aos adeptos do clube que ficaram descontentes com a sua ida para a Juve, dizendo que não podia deixar de treinar por causa da ligação ao clube.

"Em Nápoles, surgiu algo extraordinário graças à beleza do futebol que praticámos e ao que conquistámos, um título de Liga maravilhoso e importante. Criei uma relação especial com aquelas pessoas", afirmou.

"Esta manhã tive de fazer alguns exames e tiraram-me sangue do outro braço, porque não queria que tocassem neste. Nada vai mudar para mim, continuarei a ter muitos amigos em Nápoles".

O primeiro jogo de Spalletti ao comando da formação de Turim será frente a Cremonese, oitava classificada, no sábado.