Os incidentes ocorreram à margem da meia-final do Campeonato Primavera 1, competição destinada às equipas de reservas, no Viola Park, em Florença, no passado dia 26 de maio.
Zaniolo, atualmente emprestado à Fiorentina pelo Galatasaray, "entrou no balneário da Roma no final do jogo, desferiu uma bofetada no pescoço de Mattia Almaviva e, de seguida, empurrou Marco Litti, causando ferimentos a ambos, com uma incapacidade temporária de dez dias", detalhou a FIGC no seu comunicado oficial.
Na altura, Zaniolo defendeu-se, alegando que "não tinha cometido qualquer ato agressivo" e que foi alvo de "insultos e provocações injustificadas".

Desde que deixou a Roma, clube que representou entre 2018 e 2023, o internacional italiano, de 26 anos, passou pelo Galatasaray, Aston Villa (2023/24), Atalanta (agosto de 2024 a fevereiro de 2025) e Fiorentina (fevereiro a junho de 2025).
A sua 19.ª e última internacionalização por Itália ocorreu em março de 2024. O nome de Zaniolo também foi associado ao caso das apostas ilegais, que já resultou em longas suspensões para os internacionais Sandro Tonali e Nicolò Fagioli.