Semana de dérbi: Batalha dos três grandes de Istambul é também um duelo Europa contra a Ásia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Semana de dérbi: Batalha dos três grandes de Istambul é também um duelo Europa contra a Ásia
O último dérbi entre o Galatasaray e o Besiktas foi decidido por dois golos de Mauro Icardi
O último dérbi entre o Galatasaray e o Besiktas foi decidido por dois golos de Mauro Icardi
Profimedia / Flashscore
O futebol turco tem três grandes líderes: Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas. Todos esses tradicionais clubes estão sediados no maior centro do país, Istambul. Para além destes gigantes, cinco outras equipas de Istambul participam na atual edição da Superliga. A principal competição da Turquia conta este ano com 20 equipas e quase metade é composta por equipas da mesma cidade. Por isso, em quase todas as rondas do campeonato, há um ou mais dérbis de Istambul. As rivalidades variam, mas o ambiente na maior parte deles é muito feroz. Aliás, como todo o futebol turco...

Quando se fala em Istambul, todo o mundo do futebol pensa em três grandes clubes. Os chamados três grandes têm claramente a maior influência, não só na capital de quase 16 milhões de habitantes, mas também em toda a Turquia.

Historicamente, o clube mais bem sucedido é o Galatasaray, que conquistou um total de 23 títulos da Superliga. É o atual campeão e o único clube turco na história a conquistar títulos europeus (a Taça UEFA em 2000 e a subsequente Supertaça). O Fenerbahçe é o segundo clube com mais títulos, com 19 (mas já passaram 10 anos desde o último). O terceiro classificado, o Besiktas, tem 16 títulos da liga.

Outros clubes de Istambul também conseguem ter impacto, embora apenas em raras ocasiões. Um deles foi o Istanbul Basaksehir, que se sagrou campeão na época 2019/20. O Istanbulspor nunca ganhou um título oficial da liga, mas conquistou o Campeonato Turco de Futebol - um torneio eliminatório antes da introdução da Superliga - em 1932.

Outra equipa é o Kasimpasa, um clube que há muito se mantém no meio da tabela.

Relativamente recente, em 2020, o Fatih Karagumruk (que alcançou um impressionante sétimo lugar na época passada, sob o comando do treinador Andrea Pirlo) aumentou as fileiras dos representantes de Istambul. O Pendikspor, que subiu pela primeira vez à liga de elite na época passada, é uma equipa da zona oriental da cidade.

Oito das 20 equipas da edição de 2023/24 da Superliga turca têm sede em Istambul
P3K / Google Earth

O dérbi mais fácil de vencer

Devido à qualidade do futebol e à longa tradição dos três grandes clubes, existe uma forte rivalidade entre todos eles. Esta é reforçada pelo facto de o Galatasaray, o Fenerbahçe e o Besiktas não competirem apenas no futebol, mas também no basquetebol, outro desporto muito popular entre os turcos.

As equipas de basquetebol dos três clubes, tal como as de futebol, estão entre as melhores do país. Em ambos os desportos, o Fenerbahçe e o Galatasaray têm uma ligeira vantagem sobre o Besiktas. É entre estes dois que existe a maior rivalidade.

O Galatasaray está situado na parte ocidental e europeia de Istambul, enquanto o Fenerbahçe está no lado asiático. É por isso que a rivalidade entre eles é apelidada Intercontinental. A cidade é dividida em partes europeias e asiáticas pelo Estreito de Bósforo. A sociedade de Istambul também está significativamente polarizada - está quase exclusivamente dividida entre os adeptos do Galatasaray e do Fenerbahçe.

O primeiro foi fundado no início do século XX como parte de um prestigiado liceu onde todos os habitantes ricos da cidade enviavam os filhos para estudar. O Fenerbahçe, pelo contrário, é tradicionalmente um representante do "povo". Na sociedade atual, esta divisão já não é tão nítida e nem mesmo o Bósforo divide os adeptos de futebol em duas partes: uma vermelha e amarela, por um lado, e outra amarela e azul, por outro. No entanto, continua a haver uma grande divisão entre os dois campos.

O segundo maior dérbi é entre o Galatasaray e o Besiktas. Este último é também maioritariamente oriundo da zona europeia da cidade, mas, ao contrário do "aristocrático" Galatasaray, é um clube popular sobretudo entre a classe trabalhadora mais pobre. Em todos os aspetos, é o "terceiro clube". Até mesmo uma sondagem de opinião em grande escala, que recolheu os votos de cerca de 1,4 milhões de inquiridos em toda a Turquia, mostrou que 35% da sociedade turca favorece o Galatasaray, 34% o Fenerbahçe e apenas 19% apoia o Besiktas.

Os adeptos do Besiktas são conhecidos pela sua devoção, talvez mesmo pelo seu fanatismo. São considerados como um dos grupos e culturas futebolísticas mais ferozes do mundo. Os adeptos do Galatasaray e do Fenerbahçe também demonstram uma emoção incrível. Assim, um confronto entre qualquer par de clubes dos três grandes de Istambul promete um ambiente muito selvagem e uma experiência intensa.

Nos dérbies entre Besiktas e Galatasaray dos últimos anos, a equipa da casa tende a sair vencedora. Mauro Icardi marcou os cinco golos do Galatasaray nos últimos três encontros. O próximo jogo começa às 16:00 de domingo, 03 de março.

O clássico da próxima semana

Quinta-feira, 29 de fevereiro:

Portugal - Taça de Portugal (Taça)

Sporting - Benfica

Dérbi da Capital

Em Portugal, tal como na Turquia, o futebol é governado pelos Três Grandes. São eles o Benfica (38 títulos), o FC Porto (30 títulos) e o Sporting (19 títulos). Só por duas vezes na história é que outra equipa foi campeã (Belenenses, em 1946, e Boavista, em 2001). É por isso que o dérbi de Lisboa é um jogo de grande prestígio. Os dois maiores rivais da capital vão defrontar-se nas meias-finais da Taça.

Sábado, 2 de março:

Chile - Primeira Divisão do Chile

CD Cobreloa - CD Cobresal

Clásico del Cobre (Clássico do Cobre)

A primeira divisão do Chile tem um clássico muito específico entre clubes que surgiram na década de 1970 como cooperativas de mineiros da estatal CODELCO. O Cobreloa tem sede na cidade mineira de El Salvador, que foi construída exclusivamente para a exploração do cobre. A Cobresal é originária da cidade de Calama, que se tornou um importante centro industrial graças às suas minas de cobre. As duas cidades ficam no norte do país, mas estão separadas por 600 quilómetros.

Austrália - A-League

Western Sydney Wanderers - Sydney FC

Dérbi de Sydney

Alessandro del Piero, autor do primeiro golo da Batalha de Sidney, disse sobre esta rivalidade que se tratava de um dérbi ao estilo europeu. Tem razão, pelo menos no que respeita ao ambiente. Também falamos sobre isso na Semana de Dérbi. Nos últimos sete jogos entre as duas equipas, o vencedor do duelo tem mudado regularmente. Agora é a vez do Sydney FC. Apenas um ponto separa os dois rivais da cidade na tabela.

Newcastle Jets - Central Coast Mariners

Dérbi da F3

Além do clássico de Sydney, há mais uma partida entre grandes rivais na Austrália: o Newcastle Jets recebe o Central Coast Mariners. Os Mariners estão sediados em Gosford, a cerca de 70 quilómetros a sul de Newcastle e à mesma distância a norte de Sydney. O dérbi tem o nome da autoestrada que liga as três cidades.

Inglaterra - Campeonato

Bristol City - Cardiff City

Dérbi do Rio Severn

Na segunda maior competição de Inglaterra, realiza-se um dérbi internacional entre Bristol, Inglaterra, e Cardiff, País de Gales. A sua rivalidade é designada por "Severnside derby", em homenagem ao rio mais longo do Reino Unido, o Severn. Os dois rivais estão atualmente empatados com 44 pontos no meio da tabela.

Inglaterra - Primeira Liga

Brentford - Chelsea

Dérbi do oeste de Londres

Historicamente, o Chelsea é claramente o melhor clube da zona oeste de Londres. No entanto, terminou atrás dos rivais locais Brentford e Fulham na última época da Premier League. Agora, é a vez do Brentford receber o Chelsea. A equipa da casa não perdeu os últimos quatro jogos contra os rivais mais famosos. A última vez foi em outubro, quando venceu por 0-2 em Stamford Bridge.

Eslováquia - Fortuna Liga

Slovan Bratislava - Spartak Trnava

Clássico tradicional

O jogo entre o Slovan Bratislava e o Spartak Trnava é, desde há muito, o maior espetáculo do futebol eslovaco. Representa não só a rivalidade desportiva, mas também a relação de concorrência entre a capital Bratislava e Trnava, situada a apenas 50 quilómetros de distância. O primeiro dérbi da época foi ganho em Trnava pelo visitante Slovan Bratislava (1-2).

Domingo, 3 de março:

EUA - MLS

San Jose Earthquakes - LA Galaxy

Clássico da Califórnia

O jogo entre Los Angeles Galaxy e San Jose Earthquakes é conhecido como o clássico da Califórnia. A rivalidade entre os dois clubes é uma das mais tradicionais da Major League Soccer (MLS) dos EUA. A rivalidade entre os dois clubes ganhou força sobretudo nos primeiros anos do novo milénio, com ambos os rivais a vencerem dois campeonatos entre 2001 e 2005. Chegaram mesmo a defrontar-se na final da MLS de 2001.

Suécia - Allsvenskan

GAIS - Örgryte

Originalderbyt (dérbi original)

Gotemburgo, na costa ocidental da Suécia, é o principal centro futebolístico do país. É a casa de três clubes de topo. Um deles é o IFK Göteborg. Os outros dois, mais antigos e tradicionais, são o GAIS e o Örgryte. O Örgryte foi fundado em 1887, o que faz dele o clube mais antigo da Suécia. O GAIS nasceu sete anos mais tarde. Por isso, o jogo entre o GAIS e o Örgryte é conhecido como o dérbi  original.

Países Baixos - Eredivisie

PSV Eindhoven - Feyenoord

De Kraker (O jogo do aperto)

O espetáculo tradicional do futebol neerlandês chama-se De Kraker, que pode ser traduzido livremente como "O Jogo Crocante". Este será o quarto encontro da época. Primeiro, o PSV venceu a Supertaça, depois voltou a ganhar no campeonato. No entanto, o último jogo da Taça pertenceu ao Feyenoord.

Alemanha - Bundesliga

1. FC Colónia n. R. - Bayer Leverkusen

Rheinische Derby (Dérbi do Reno)

Os confrontos entre clubes da Renânia do Norte-Vestefália são designados por "Dérbi do Reno". Os maiores clubes desta região densamente povoada da Alemanha são o Bayer Leverkusen, o Colónia e o Borussia Mönchengladbach, da Bundesliga, bem como o Fortuna Düsseldorf (2.ª divisão), o Duisburgo (3.ª divisão) e o Rot-Weiss Essen (3.ª divisão).

Bósnia e Herzegovina - Premijer Liga

Željezničar Sarajevo - FK Sarajevo

Dérbi de Sarajevo

O jogo de Sarajevo entre o Željezničar e o FK é por vezes referido como o dérbi eterno (Vječiti). O jogo entre estas duas grandes equipas divide a sociedade da capital em duas metades. No entanto, os adeptos dos clubes acima mencionados só são inimigos no período imediato ao jogo (e durante, claro).

Inglaterra - Premier League

Manchester City - Manchester United

Dérbi de Manchester

Os emblemas de Manchesteer, o United e o City são grandes figuras do futebol, tal como é o seu dérbi. Os dois (embora com nomes diferentes) enfrentaram-se pela primeira vez em 1881, quando o St. Mark's (mais tarde Manchester City) recebeu o Newton Heath LYR (mais tarde Manchester United). O City venceu o primeiro clássico da temporada por 0-3.

Venezuela - Liga Futve

Caracas FC - Deportivo Táchira

Clásico del fútbol venezolano (Clássico do futebol venezuelanp)

O Caracas FC está sediado na capital venezuelana, enquanto o Deportivo Táchira é da cidade de San Cristóbal, situada numa região montanhosa fronteiriça perto da Colômbia. Estas são as duas equipas mais populares e bem sucedidas do país. O Caracas FC conquistou 12 títulos, o Deportivo Táchira 10 e é também o atual campeão.

Brasil - Campeonato Carioca (liga nacional)

Fluminense - Botafogo

O avô de todos os clássicos

O clássico entre Fluminense e Botafogo, dois clubes do Rio de Janeiro, é o mais antigo do Brasil. A primeira vez que as duas equipas se defrontaram foi em 1905. Tanto o Fluminense como o Botafogo estiveram envolvidos na fundação do Campeonato Carioca. Este será o 390.º clássico entre as duas equipas.

Portugal - Primeira Liga

FC Porto - Benfica

O Clássico

Os dois clubes mais bem sucedidos de Portugal defrontam-se. O Benfica, da capital Lisboa, conquistou um total de 86 troféus, enquanto o seu rival do Porto ganhou 84. Em termos puramente geográficos, O Clássico não é um dérbi, mas a rivalidade entre o Benfica e o FC Porto, bem como entre as duas maiores cidades de Portugal, é enorme.

Brasil - Campeonato Paulista (liga nacional)

São Paulo - Palmeiras

Choque-Rei

O Palmeiras e o São Paulo FC são dois dos maiores e mais bem sucedidos clubes do Brasil, ambos sediados em São Paulo. O confronto entre eles é conhecido como Choque-Rei. Agora, os dois clubes disputam o Campeonato Paulista. O sistema de campeonatos brasileiros, e especialmente os quatro grandes clubes de futebol de São Paulo, foi o tema da Semana de Dérbi há duas semanas.