A equipa de Berna está no 36.º e último lugar da fase principal da Champions, com seis derrotas em seis jogos, incluindo três goleadas frente ao Barcelona (5-0), Atalanta (1-6) e Estugarda (5-1). No campeonato doméstico, ocupam o nono lugar entre 12 equipas.
Contini, de 50 anos, que assinou um contrato de dois anos e meio, era adjunto do selecionador suíço Murat Yakin desde fevereiro de 2024, que levou os helvéticos aos quartos de final do Euro-2024.
Substitui Joel Magnin, treinador dos sub-21 que assumiu interinamente o cargo de treinador da equipa principal após a demissão de Patrick Rahmen em outubro. "Ele encaixa perfeitamente no nosso perfil", explicou o diretor desportivo do clube, Steve von Bergen, em comunicado.
Giorgio Contini , antigo avançado internacional, foi campeão suíço com o St. Gallen em 2000. Depois, foi treinador dos clubes suíços Grasshoppers Zürich, Lausanne, St. Gallen e Vaduz.
"Estou determinado a aproveitar a oportunidade" de voltar a ser treinador, explicou, citado no comunicado de imprensa. "Estou consciente de que o clube teve seis meses difíceis. Mas estou convencido de que temos boas hipóteses de ser uma das seis primeiras equipas" a qualificar-se para a fase final da Superliga, acrescentou.