Resumo da Superliga turca: Asensio brilha na vitória do Fenerbahçe, Icardi aponta hat-trick

Asensio brilhou pelo Fenerbahçe
Asensio brilhou pelo Fenerbahçepor HASAN TASCAN / ANADOLU / ANADOLU VIA AFP

O Fenerbahçe deixou um sério aviso na luta pelo título da Superliga turca, ao vencer no terreno do Trabzonspor e manter-se próximo do líder Galatasaray, que goleou o Eyupspor graças a um hat-trick de Mauro Icardi.

O Fenerbahçe tem tido um registo dominante frente ao Trabzonspor nos últimos tempos, mas este continua a ser um dos duelos mais intensos da Turquia devido aos episódios polémicos entre ambos nos últimos anos.

A equipa visitante entrou na partida de sábado ciente da sua importância, já que uma vitória poderia reduzir a diferença para o Galatasaray para três pontos, ao mesmo tempo que afastava de vez o Trabzonspor da corrida pelo título.

No entanto, a equipa da casa adiantou-se logo aos seis minutos, com o inspirado Ernest Muci a dar continuidade ao seu excelente momento, ao fazer um chapéu ao guarda-redes e apontar o seu 10.º golo nesta edição do campeonato turco. Na verdade, o golo surgiu contra a corrente do jogo, já que o Fenerbahçe tinha começado melhor, mas a resposta não tardou.

Anderson Talisca, que assumiu a liderança do ataque após as saídas de Youssef En-Nesyri e Jhon Duran, restabeleceu a igualdade com um remate certeiro.

Pouco depois da meia hora, o Fenerbahçe passou para a frente, com Kerem Akturkoglu a somar o terceiro golo nos últimos dois jogos, ao bater Andre Onana com um remate colocado, após mais uma assistência de Marco Asensio.

O Trabzonspor não baixou os braços e, pouco antes do intervalo, o melhor marcador do campeonato, Paul Onuachu, fez o 2-2 com um cabeceamento imponente.

Apesar disso, o Fenerbahçe parecia sempre a equipa mais forte e, já no início da segunda parte, o espanhol Asensio inscreveu o seu nome na lista de marcadores, após uma boa jogada coletiva.

A partir desse momento, o Trabzonspor nunca deu sinais de conseguir chegar ao empate, com o Fenerbahçe a controlar o resto do encontro, e o resultado fixou-se em 3-2.

Foi uma exibição muito positiva do Fenerbahçe, sobretudo na segunda parte. A equipa deu um verdadeiro sinal de força, mostrando a solidez que adquiriu sob o comando de Domenico Tedesco.

É inegável que o jogo da equipa gira em torno de Asensio. Provavelmente o principal candidato a Jogador da Época na Superliga turca, destaca-se sistematicamente em relação a todos os outros em campo e percebe-se os motivos para ter representado o Real Madrid e o PSG.

A sua visão de jogo e precisão no passe são notáveis e tem também faro pelo golo. Dez golos e oito assistências no campeonato são números impressionantes. Se o Fenerbahçe conseguir finalmente conquistar o título, 12 anos depois, será certamente graças a ele.

Números de Asensio
Números de AsensioFlashscore

Mas, claro, ainda têm de recuperar terreno ao Galatasaray, que começa a embalar depois das contratações feitas no mercado de janeiro.

Na sexta-feira à noite, os tricampeões em título garantiram uma vitória expressiva por 5-1 frente ao Eyupspor, com o capitão Mauro Icardi a assinar um hat-trick.

Atuando numa posição mais recuada atrás de Victor Osimhen, a dupla esteve em grande plano, com o nigeriano a somar duas assistências e a ficar perto de marcar também.

Icardi continua a ser um fenómeno de finalização. Apesar de ter regressado de uma lesão grave, já contar 32 anos e não ser a força de outros tempos, a sua eficácia na área mantém-se intacta.

Quase não tem sido titular esta época, entrando maioritariamente como suplente e com poucos minutos. Ainda assim, é o terceiro melhor marcador do campeonato, em partilha, com 13 golos, o que é notável.

O seu instinto nunca o vai abandonar, independentemente da idade, e continua a ser uma força tremenda nestes jogos e um verdadeiro ícone do clube.

Yunus Akgun também marcou, de cabeça, após um cruzamento fantástico de Osimhen, enquanto o defesa do Eyup, Jerome Onguene, fez um autogolo.

O Galatasaray tem apresentado uma excelente forma nas últimas semanas, sendo que as novas contratações também têm dado um contributo importante.

Forma do Galatasaray
Forma do GalatasarayFlashscore

Noa Lang conquistou um lugar no onze inicial com exibições muito convincentes, enquanto Yaser Asprilla e o jovem de 18 anos Renato Nhaga, ex-Casa Pia, têm aproveitado bem as oportunidades vindos do banco.

Nhaga foi muito bem recebido na sua estreia frente ao Eyup e mostrou uma maturidade e serenidade notáveis no meio-campo.

Sascha Boey fez o primeiro jogo a titular desde o regresso ao clube e apresentou alguma falta de ritmo, o que não surpreende tendo em conta os poucos minutos que teve no Bayern Munique.

Wilfried Singo, contratado ao Mónaco por 30 milhões de euros no verão, regressou finalmente após uma longa lesão e já parece o melhor defesa da equipa.

Parece que tudo está a acontecer no momento certo para a equipa e com grandes jogos pela frente, tanto na Europa como nas competições nacionais nos próximos meses, o entusiasmo é grande devido ao momento que atravessam.

Samsunspor despede Thomas Reis

No fim de semana, o Samsunspor tomou a decisão absolutamente insólita de despedir o seu treinador de enorme sucesso, Thomas Reis, após uma derrota por 3-1 frente ao Antalyaspor, substituindo-o pelo compatriota Thorsten Fink.

Reis, que levou o Samsun ao terceiro lugar na época passada – garantindo a qualificação para a Liga Conferência – apurou a equipa nos play-offs da competição esta temporada, ocupando o oitavo lugar na Superliga turca. Ainda assim, a direção considerou o seu trabalho insuficiente.

Tudo isto com uma equipa que regressou à Superliga turca em 2023, 11 anos depois, esteve sob interdição de transferências em 2024 e perdeu um dos seus melhores jogadores, Anthony Musaba, para o Fenerbahçe em janeiro.

É verdade que a forma recente não tem sido a melhor no campeonato. Apenas venceram um dos últimos 10 jogos, mas importa lembrar que estão a conciliar o futebol europeu com a campanha interna, com um plantel pouco preparado para tal. Ainda assim, mantêm-se numa posição bastante sólida na Superliga.

A exigência de algumas equipas na Turquia é difícil de compreender e os adeptos do Samsun também estão revoltados. Como resultado, Reis recebeu uma despedida muito sentida por parte dos adeptos, o que demonstra o impacto que teve no clube.

Absolutamente surreal.

Equipa da Semana:

Equipa da Semana
Equipa da SemanaFlashscore

Icardi é o Jogador da Semana Flashscore, com uma nota incrível de 9,8 após a sua exibição fantástica frente ao Eyupspor, e junta-se ao colega Osimhen no ataque.

Acompanhe a Superliga turca no Flashscore