Mais

Tudo o que precisa de saber sobre a Superliga turca: Favoritos, principais reforços e equipas promovidas

Galatasaray garantiu as contratações de Osimhen e Sané este verão
Galatasaray garantiu as contratações de Osimhen e Sané este verãoAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

A rubrica semanal do Flashscore da Super Liga Turca regressa antes da campanha de 2025/26, com uma antevisão do que será certamente mais uma época de futebol repleta de ação, de estrelas e, seguramente, de loucura. Desde mais uma corrida ao título de alta tensão até à batalha no fundo da tabela, há muito por que esperar.

Galatasaray tenta afastar Fenerbahçe e Mourinho

O Galatasaray, tricampeão em título, conquistou o 25.º título da Super Liga nos últimos meses da temporada 2024/25 e quer começar com o pé direito na sexta-feira, quando dá início à competição, frente ao Gaziantep.

O clube reforçou o seu plantel em grande estilo, procurando criar uma equipa que também possa ser competitiva na Liga dos Campeões. Depois da excelente contratação de Leroy Sané, de 29 anos, ex-jogador do Bayern de Munique e do Manchester City, seguiram-se com a histórica contratação de Victor Osimhen, por 75 milhões de euros.

Depois de uma impressionante passagem por empréstimo no clube turco na época passada, onde marcou 37 golos em todas as competições - um recorde para um avançado estrangeiro - Osimhen decidiu que queria ficar em Istambul. Como resultado, o Galatasaray bateu o recorde de transferências da Super Liga, em cerca de 55 milhões de euros, para contratá-lo em definitivo.

O Galatasaray é, sem dúvida, o grande favorito à conquista do quarto título consecutivo, mas o Fenerbahçe e José Mourinho querem acabar com o domínio do adversário e conquistar o troféu pela primeira vez desde 2014.

Apesar de algum ruído em torno do seu futuro, o treinador português vai ficar na Turquia, depois de uma época controversa, em que roubou muitas das manchetes com um comportamento francamente infantil.

Terá uma segunda oportunidade, no entanto, e já reforçou o seu plantel com a contratação por empréstimo de Jhon Duran do Al Nassr - uma aquisição fabulosa para liderar o ataque. Para além disso, contratou Archie Brown e Nélson Semedo, além de ter adquirido em definitivo Milan Skriniar.

Se quiserem superar os seus grandes rivais, terão de se concentrar em mostrar o seu valor em campo desta vez.

Ambas as equipas ainda têm algumas lacunas nos seus plantéis, por isso é de esperar mais atividade no mercado de transferências nas próximas semanas. O Galatasaray precisa desesperadamente de um novo guarda-redes, depois de Fernando Muslera ter deixado o clube, enquanto o Fenerbahçe carece de poder ofensivo para substituir Dusan Tadic e Edin Dzeko.

Duran em ação pelo Fenerbahçe durante a pré-temporada
Duran em ação pelo Fenerbahçe durante a pré-temporadaČTK / imago sportfotodienst / Maciej Rogowski

Não aposte no Besiktas a juntar-se a eles na luta pelo título. Depois de terminar em quarto lugar, e a uns impressionantes 33 pontos do topo na época passada, gastaram muito dinheiro no avançado do AC Milan, Tammy Abraham, e no médio turco do Benfica, Orkun Kokçu. No entanto, o seu melhor jogador das últimas épocas, o português Gedson Fernandes, partiu para o Spartak Moscovo, o que parece uma decisão estranha.

O equilíbrio da equipa parece estar errado, e uma humlhante derrota por 6-2, no agregado, contra Shakhtar Donetsk nas eliminatórias da Liga Europa, pode ser um sinal preocupante do que está para vir. A pressão sobre Ole Gunnar Solskjaer já está a aumentar.

Perseguidores europeus

Uma das maiores equipas da Turquia, o Trabzonspor, teve uma época 2024/25 fraca, em que esteve grande parte do tempo na metade inferior da tabela. No entanto, uma explosão tardia levou o clube a subir para o sétimo lugar, salvando algum orgulho.

A melhoria da forma veio com a nomeação do conceituado treinador Fatih Tekke no início de março. Nos 11 jogos em que esteve no comando, o Trabzonspor foi a terceira melhor equipa do campeonato, com apenas quatro pontos a menos do que o Fenerbahçe.

O Trabzonspor é uma equipa que deveria estar muito mais acima na tabela e espera manter o ritmo na nova temporada. O clube também voltou a contratar Paul Onuachu, do Southampton, após uma passagem impressionante há duas temporadas. No entanto, perderá as próximas semanas devido a uma lesão.

Onuachu está de volta ao Trabzonspor
Onuachu está de volta ao TrabzonsporHilmi Tunahan Karakaya / ANADOLU / Anadolu via AFP / Profimedia

O Samsunspor foi uma das histórias de 2024/25, terminando em terceiro lugar sob o comando do impressionante técnico alemão Thomas Reis. Se o clube conseguir passar a campanha de qualificação para as competições europeias, terá de lutar em várias frentes, o que significa que será difícil repetir o que conseguiu na Super Liga na época passada.

No entanto, o clube fez algumas contratações e Thomas Reis provou ser um dos melhores treinadores do campeonato, pelo que é de esperar que volte a ter um bom desempenho.

O Istanbul Basaksehir, que terminou na última temporada entre os classificados para a Liga Conferência, esteve ocupado com a janela de transferências, contratando o uzbeque Abbosbek Fayzullaev por 7,5 milhões de euros, um recorde no clube, e o avançado Nuno da Costa, do Kasimpasa. O avançado cabo-verdiano marcou 27 golos nas suas duas últimas épocas na Turquia, pelo que tem provas dadas a este nível.

Abbosbek Fayzullaev, contratação recorde do Istanbul Basaksehir
Abbosbek Fayzullaev, contratação recorde do Istanbul BasaksehirAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

Na sua primeira época na Super Liga, o Eyupspor desafiou todas as expectativas, terminando em sexto lugar e por pouco não conseguiu um lugar na Europa. O homem-chave por detrás disso foi o treinador Arda Turan, mas este já não está no clube, depois de se ter transferido para o Shakhtar Donetsk. É difícil imaginar que o clube consiga sequer chegar perto de superar as expectativas novamente e, em vez disso, poderá encontrar uma segunda temporada muito mais difícil.

Equipas recém-promovidas

O Kocaelispor voltará à Super Liga pela primeira vez desde 2009, depois de ter sido coroado campeão da TFF 1. Lig. Após a promoção, o clube nomeou Selcuk Inan, ex-jogador do Galatasaray e nome de peso, como treinador, depois de ter sido demitido injustamente do Gaziantep na temporada passada - uma contratação inteligente.

O Genclerbirligi também garantiu a qualificação automática para a primeira divisão, atrás apenas do Kocaelispor, e está de volta após quatro anos de ausência. O Karagumruk juntou-se a eles depois de passar apenas uma temporada fora da Super Liga, vencendo o Bandirmaspor no playoff de promoção.

Siga a nova temporada da Super Liga turca no Flashscore

Os jogos da 1.ª jornada da Superliga turca
Os jogos da 1.ª jornada da Superliga turcaFlashscore