Mais

Análise: Supertaça inglesa oferece confronto intrigante entre Liverpool e Crystal Palace

Ryan Gravenberch, do Liverpool, disputa a bola com Tyrick Mitchell e Daichi Kamada, do Crystal Palace
Ryan Gravenberch, do Liverpool, disputa a bola com Tyrick Mitchell e Daichi Kamada, do Crystal Palace Peter Byrne / PA Images / Profimedia

Com o início da Premier League no horizonte, chegou a altura do tradicional inaugural da temporada inglesa, a Supertaça, intitulada Community Shield.

Recorde aqui as incidências do encontro

O Liverpool, vencedor do campeonato e que não conquista este título há três anos (mas tem 16 vitórias em 25 participações), vai defrontar o Crystal Palace, vencedor da Taça de Inglaterra, que nunca disputou este jogo de abertura. Embora seja muitas vezes visto como um troféu menos digno de ser conquistado, continua a fazer parte das honras de um clube.

Com os adeptos a gastarem mais dinheiro para assistirem, o que no caso do Liverpool inclui custos de viagem significativos para Wembley, todos os jogadores devem, no mínimo, levar o jogo tão a sério como qualquer outro.

A maioria das pessoas colocaria os Reds como favoritos, mas o clube do sul de Londres mostrou contra o Manchester City, em maio, que não é um adversário fácil, e tem em Oliver Glasner um treinador tão astuto taticamente como Arne Slot.

Palace tem de reverter a história recente contra o Liverpool

No entanto, o Palace terá que reverter a história recente se quiser subir as escadas de Wembley para receber outro troféu. Nos últimos 20 confrontos entre as equipas em todas as competições, os Eagles venceram apenas dois, empataram três e perderam 15. Em nove desses jogos, o clube do sul de Londres não conseguiu marcar. Além disso, em 14 deles, o Liverpool marcou pelo menos dois golos.

Apesar desse registo pouco invejável, Slot elogiou o desempenho do adversário numa entrevista recente.

"É uma equipa que dificulta sempre as coisas. Eles têm bons jogadores, um treinador muito bom, com uma ideia clara de como jogar, e conseguir o que conseguiram na época passada, vencendo a Taça de Inglaterra aqui contra o Manchester City, foi realmente impressionante. Eles merecem muito crédito por isso", afirmou.

Do ponto de vista de Glasner, está totalmente focado no que tem pela frente, em vez de remoer aquele que foi o melhor dia da história do Palace.

"O passado já passou. Temos grandes recordações que ficarão connosco para sempre, mas isso não nos vai ajudar quando começar a nova época. Agora não é altura de nos deitarmos e dizermos 'Ótimo, somos os vencedores da Taça'. Trata-se de definir novos objetivos e tentar fazer uma época melhor do que a passada", atirou.

As quatro vitórias em seis visitas a Wembley, o facto de o vencedor da Taça ter conquistado a Supertaça em sete dos últimos nove anos e de o Liverpool só ter ganho uma vez nas últimas seis tentativas deve ser, pelo menos, uma ferramenta que Glasner pode utilizar como catalisador.

Resultados diferentes na pré-temporada

Na pré-temporada, os Eagles venceram o Millwall (1-0), o Crawley Town (3-0) e o Augsburg (3-1). Além disso, empataram com o Cray Wanderers (1-1), perderam para o Mainz (4-3) e também perderam com o Augsburgo (1-0).

O Liverpool foi quase perfeito, vencendo o Preston (3-1), o Yokohama Marinos (3-1) e o Athletic Bilbau por duas vezes (4-1 e 3-2). A única derrota foi contra o AC Milan (2-4).

Resultados da pré-temporada do Liverpool
Resultados da pré-temporada do LiverpoolFlashscore

O que pode tornar este duelo um pouco mais interessante do que o normal é o facto de dar aos adeptos dos Reds a oportunidade de verem em ação todas as novas contratações, incluindo Florian Wirtz, Hugo Ekitike e Jeremie Frimpong.

No que diz respeito ao Palace, ainda existem vários rumores sobre o futuro do capitão Marc Guéhi e da estrela - e autor do golo da vitória na final da Taça de Inglaterra - Eberechi Eze.

Resultados da pré-temporada do Crystal Palace
Resultados da pré-temporada do Crystal PalaceFlashscore

A poucas semanas do fim da janela de transferências, o seu empenho (ou falta dele) deverá ser objeto de análise e, além disso, o Liverpool é um dos clubes alegadamente interessados no primeiro.

O jovem Rio Ngumoha, de 16 anos, também pode aparecer em algum momento, dada a sua excelente pré-temporada ao serviço do Liverpool. Dois golos e duas assistências nos quatro jogos que disputou parecem ter aguçado o apetite do treinador para ver o que mais o jovem pode trazer.

Wirtz quer ampliar registo pessoal

No que diz respeito à composição do onze inicial, o Liverpool vai tentar contrariar as dificuldades que sente ao defender contra-ataques, como aconteceu durante a pré-época. Ser batido em velocidade pelos corredores pode fazer com que Frimpong e Andrew Robertson ou Milos Kerkez fiquem um pouco mais recuados do que o habitual, enquanto a presença mais robusta de Ryan Gravenberch será sem dúvida necessária para ancorar o meio-campo.

Incrivelmente, se Wirtz marcar e o Liverpool vencer, será o 31.º jogo de invencibilidade do jogador de 22 anos, que viu cada um dos últimos 30 jogos em que marcou terminar com uma vitória (25) ou empatado (cinco).

Embora apenas Walter Benitez e Borna Sosa tenham sido contratados pelo Palace neste verão, vender apenas Malcom Ebiowei, bem como um punhado de saídas gratuitas ou por empréstimo, representa uma janela razoável, se não excelente. Todas as principais figuras ainda estão no clube e, portanto, a ligação entre o onze deve ser um pouco mais fácil do que a de um Liverpool que ainda está a encontrar o seu ritmo.

Eze adora marcar em grandes jogos, e com Jean-Philippe Mateta preparado para desempenhar um papel importante na frente, assim como Tyrick Mitchell e Daniel Munoz a atacar pelas laterais, não se admire de ver os Reds sob pressão em alguns momentos.

Um grande jogo em perspetiva...

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore