África do Sul: Kaizer Chiefs eliminados (2-1), Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso segue em frente (2-1)

Stellenbosch FC vingou-se dos Kaizer Chiefs pela eliminação da Taça Nedbank na época passada
Stellenbosch FC vingou-se dos Kaizer Chiefs pela eliminação da Taça Nedbank na época passadaBertram Malgas/ZUMA Press Wire / Shutterstock Editorial / Profimedia

Os Kaizer Chiefs tornaram-se nos primeiros campeões em título a serem eliminados nos 32 avos de final da Taça Nedbank desde o TS Galaxy em 2020, depois de perderem por 2-1 frente ao Stellenbosch FC, num Estádio da Cidade do Cabo completamente esgotado, esta quarta-feira.

Stellenbosch 2-1 Kaizer Chiefs

Os Chiefs estavam a perder por dois golos ao intervalo, antes de lançarem uma reação determinada, mas não conseguiram chegar ao empate que levaria o jogo para prolongamento.

Os Mamelodi Sundowns, vencedores por quatro vezes, orientados por Miguel Cardoso, seguiram em frente após um duelo complicado frente ao Gomora United, equipa do segundo escalão, garantindo um triunfo por 2-1.

O Stellenbosch adiantou-se no marcador na Cidade do Cabo através da marca de grande penalidade, com o médio nigeriano Ibraheem Jabaar a converter ao décimo minuto.

Os anfitriões aumentaram a vantagem com um grande golo de Devin Titus, que recebeu a bola a cerca de 30 metros da baliza e rematou de forma certeira para o fundo das redes.

Os Chiefs obrigaram o guarda-redes do Stellenbosch, Sage Stephens, a várias defesas de grande nível e ainda acertaram nos ferros por duas vezes, numa noite de azar para os campeões de 2025.

Reduziram a desvantagem quando o avançado Flávio Silva converteu uma grande penalidade aos 56 minutos, mas não conseguiram chegar ao segundo golo.

Ambas as equipas dispuseram de mais oportunidades para marcar, mas o marcador não voltou a mexer.

O resultado permitiu ao Stellenbosch vingar-se, depois de ter sido derrotado por 3-1 pelos Chiefs na época passada na Taça Nedbank, numa edição em que os AmaKhosi acabaram por levantar o troféu.

Mamelodi Sundowns 2-1 Gomora

Os Sundowns de Miguel Cardoso tiveram de se aplicar para vencer, já que o Gomora apresentou uma exibição aguerrida na sua estreia na Taça Nedbank. Os brasileiros ampliaram o seu registo de nunca terem perdido frente a equipas de divisões inferiores nesta competição, uma sequência que já vai em 24 jogos (23 vitórias e 1 empate).

Peter Shalulile inaugurou o marcador, reforçando o seu estatuto de melhor marcador de sempre em jogos da Taça Nedbank, agora com 15 golos, distanciando-se ainda mais de Hlompho Kekana e Kermit Erasmus, ambos com 11 golos.

Mpho Maoke marcou o seu primeiro golo como profissional, restabelecendo a igualdade para o Gomora mesmo antes do intervalo, levando as equipas empatadas a 1-1 para o descanso.

No entanto, a maior experiência dos Sundowns fez-se notar na segunda parte, e Thapelo Morena, que já tinha decidido a final de 2022 com um golo, voltou a marcar pouco depois da hora de jogo, selando o triunfo por 2-1.