O selecionador da Austrália, Montemurro, está a apostar no desenvolvimento da profundidade do plantel das Matildas com vista à Taça Asiática Feminina, que será disputada em cinco estádios em Sydney, Perth e na Costa Dourada em março de 2026.
Gosford e Adelaide serão as cidades anfitriãs dos jogos amigáveis frente à Nova Zelândia a 28 de novembro e 2 de dezembro, naquela que será a penúltima janela internacional feminina antes da Liga Asiática.
Assim, Montemurro terá no máximo cinco, e provavelmente apenas quatro, jogos particulares para definir as melhores combinações e dar minutos às jogadoras mais jovens do grupo.
A capitã recentemente reintegrada, Sam Kerr, vai representar a Austrália em solo nacional pela primeira vez desde o Mundial Feminino de 2023, após uma longa ausência devido a uma lesão no ligamento cruzado anterior. Por sua vez, a experiente jogadora do Brisbane Roar, Tameka Yallop, também regressa após uma longa espera, tendo falhado os jogos frente à Argentina, Panamá, Eslovénia, País de Gales e Inglaterra devido a uma lesão muscular.
“Escolhemos um grupo de líderes experientes que sabem o que significa representar a Austrália, juntamente com jogadoras mais jovens que serão fundamentais para o nosso sucesso contínuo,” afirmou Montemurro sobre a sua convocatória na manhã de segunda-feira: “O objetivo é criar um ambiente forte e competitivo, onde possamos testar diferentes combinações e garantir que, sempre que entramos em campo, estamos preparados para dar o nosso melhor. É também uma oportunidade para consolidar a cultura já forte das CommBank Matildas, em que cada jogadora e elemento da equipa técnica desempenha um papel importante. Esta série frente à Nova Zelândia é a nossa última oportunidade para observar o grupo e experimentar combinações antes da Taça Asiática Feminina, e será também a última vez que jogamos perante o nosso público, o que nos dá uma excelente ocasião para nos ligarmos aos adeptos uma última vez.”
Nova Zelândia e Austrália já se defrontaram em 50 ocasiões em jogos oficiais das seleções principais, mas não se encontram desde a série de dois jogos em 2022, em que as Matildas venceram 2-1 em Townsville e 3-1 em Camberra.
