Antevisão da Taça da Alemanha: Frankfurt e Kolo Muani desafiam os especialistas de Leipzig

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antevisão da Taça da Alemanha: Frankfurt e Kolo Muani desafiam os especialistas de Leipzig
Randal Kolo Muani, do Frankfurt, é o melhor marcador da Taça com seis golos
Randal Kolo Muani, do Frankfurt, é o melhor marcador da Taça com seis golosAFP
A final da Taça da Alemanha está à porta. No ano passado, o RB Leipzig sagrou-se campeão numa final emocionante contra o Friburgo e, este ano, a equipa de Marco Rose vai estar pronta para festejar no Olympiastadion. Mas o adversário, o Eintracht Frankfurt, ganhou fama de surpreender nos últimos anos e pode atrapalhar o trabalho dos saxões.

Depois de ter condenado o Schalke à despromoção na última jornada da Bundesliga e de ter garantido o terceiro lugar, o RB Leipzig tem agora a oportunidade de terminar a época 2022/23 com o segundo grande título na final da Taça DFB. Os Red Bulls estão na final da Taça da Alemanha pela terceira vez consecutiva. Embora tenham perdido na primeira vez por 4-1 com o Borussia Dortmund, na época passada venceram o Friburgo no desempate por grandes penalidades.

Com nove vitórias nos últimos dez jogos, a equipa de André Silva - lesionado - chega à final da sua competição favorita com muito fôlego. O histórico de quatro empates nos últimos seis duelos diretos com o Eintracht Frankfurt pode diminuir um pouco as expetativas, mas os saxões chegam ao confronto de sábado como claros favoritos.

Por outro lado, enfrentam o Frankfurt, a equipa que mais vezes conquistou a Taça. O treinador Oliver Glasner vai deixar o clube após este jogo, depois de o ter conduzido ao título da Liga Europa época passada - a primeira ao leme - e de ter feito a primeira participação na Liga dos Campeões esta época. A direção atribuiu a saída antecipada de Glasner ao seu "desempenho global na segunda metade da época", apesar de ter acelerado o ritmo nas últimas jornadas, quando era mais importante.

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore

Com o português Aurélio Buta como lateral direito titular, o Frankfurt terminou a temporada da Bundesliga no sétimo lugar, com uma série de três jogos sem perder, o que, juntamente com a participação nesta final, garante um lugar nas competições europeias na próxima temporada. Uma vitória contra o Leipzig garante um lugar na Liga Europa e, embora uma derrota possa significar a descida para a Liga da Conferência, o Frankfurt está confiante de que pode evitar essa situação, tendo vencido cinco das oito finais anteriores - incluindo a memorável final de 2017/18 contra o Bayern de Munique.

Duelo de estrelas francesas

Para vencer o Frankfurt, o RB Leipzig terá de mostrar o seu habitual poder ofensivo. Com 22 golos, é o melhor ataque da competição, mas na final não poderá contar com uma arma valiosa: André Silva. O também antigo jogador do Frankfurt sofreu uma lesão na coxa e vai ficar de fora. De qualquer forma, o melhor marcador da Bundesliga, Christopher Nkunku, está de volta e, assim como Dani Olmo, pode tornar-se no primeiro jogador do Leipzig a marcar em duas finais da Taça.

Por outro lado, o técnico Marco Rose já pode contar com o lateral Benjamin Henrichs, que não jogou a última partida da Bundesliga contra o Schalke devido a uma grave alergia ao pólen. Janis Blaswich será titular e o suplente Örjan Nyland regressará ao banco.

Benjamin Henrichs pode voltar a entrar em campo pelo Leipzig.
Benjamin Henrichs pode voltar a entrar em campo pelo Leipzig.Profimedia

Para o Frankfurt, ainda há dúvidas sobre a condição física do líder Sebastian Rode. O médio tem sido afetado por problemas no tornozelo nos últimos dias, mas conseguiu regressar aos treinos na quarta-feira. Em comparação com a vitória no campeonato sobre o Friburgo, Philipp Max também deve ser titular novamente no lugar de Christopher Lenz, de modo que o técnico Oliver Glasner pode contar com uma defesa de quatro jogadores.

Como habitual, a equipa volta a depender muito da capacidade de finalização de Randal Kolo Muani, melhor marcador da competição com seis golos. Antes dele, apenas dois jogadores do Frankfurt conseguiram chegar a essa marca e, se marcar mais um, isola-se como melhor marcador do emblema numa edição. O jogador de 24 anos é o principal destaque do Eintracht, com 40 contribuições para golo em 45 jogos disputados esta temporada. 

Os onze prováveis:

RB Leipzig (4-2-2): Blaswich - Henrichs, Klostermann, Orban, Halstenberg - Laimer, Haidara - Szoboszlai, Olmo - Werner, Nkunku.

Eintracht Frankfurt (4-2-3-1): Trapp - Buta, Tuta, Ndicka, Max - Rode, Sow - Lindström, Kamada, Götze - Kolo Muani