Mais

Taça da Alemanha: Estugarda elimina Mainz (0-2) mas Tiago Tomás preocupa, Leverkusen avança no prolongamento (2-4)

Atualizado
Karazor decidiu o jogo contra o Mainz
Karazor decidiu o jogo contra o MainzFoto von KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

O Estugarda continuou de forma impressionante a sua série de vitórias na Taça em Mainz, com Tiago Tomás a sair do onze depois de lesão no aquecimento. Depois de um empate no último minuto do SC Paderborn, Ibrahim Maza ajudou o Bayer Leverkusen nos descontos do prolongamento. O Kaiserslautern venceu o rival Greuther Fürth e o Magdeburgo não deu qualquer hipótese à equipa da liga regional de Illertissen.

SC Paderborn 2-4 Bayer Leverkusen (após prolongamento)

O Bayer Leverkusen conseguiu evitar uma eliminação precoce na Taça da Alemanha, apesar de um apagão inexplicável. A equipa do treinador Kasper Hjulmand passou à fase seguinte com uma vitória após o prolongamento contra o Paderborn, da segunda divisão, evitando por pouco uma eliminação embaraçosa na segunda ronda, apesar de ter estado em desvantagem numérica durante muito tempo.

Alejandro Grimaldo (60') colocou os farmacêuticos em vantagem com um espetacular pontapé livre, depois de o defesa do Paderborn, Felix Götze, ter recebido o cartão vermelho (58'). No entanto, Stefano Marino (90') garantiu o prolongamento antes de Sven Michel (96') virar o jogo de forma surpreendente. O Leverkusen não demorou a reagir através de Jarell Quansah (105+'1) - antes de Ibrahim Maza (120+2') e Aleix Garcia (120+4') finalmente salvarem o Werkself.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Leverkusen correu com a bola pelas suas próprias fileiras, mas quase não conseguiu espaço. O atacante Patrik Schick, que voltou a ser titular depois de cerca de três semanas sem jogar, não conseguiu marcar antes do intervalo. O time da Renânia não tinha velocidade no ataque.

Depois de seis vitórias consecutivas, o Paderborn foi ousado, procurou soluções lúdicas e causou muitos problemas ao Bayer. Uma vantagem para os homens da segunda divisão ao intervalo não teria sido imerecida. No entanto, Götze (11), Raphael Obermair (40) e Luis Engelns (44) foram demasiado precipitados nos remates quando o Paderborn teve as suas melhores oportunidades.

Hjulmand parecia tudo menos satisfeito. Ernest Poku e Christian Kofane entraram na segunda parte para dar mais força ao ataque. O Leverkusen teve logo a sua primeira oportunidade de golo: Kofane rematou por cima da baliza na sequência de um desvio (52'). Foi também Kofane que foi derrubado por Götze fora da grande área com um puxão de camisa. Grimaldo colocou a bola na baliza a 18 metros de distância.

Após a expulsão de Götze, o Bayer jogou com mais confiança e em superioridade numérica - até aos minutos finais. Edmond Tapsoba (89') impediu o golo do empate em cima da linha, antes de Marino salvar a equipa da Vestefália Oriental do prolongamento com um cabeceamento após um canto.

As coisas ficaram turbulentas nos minutos seguintes: Michel não conseguiu bater Mark Flekken na baliza do Bayer com a sua primeira tentativa, mas o atacante castigou os visitantes com uma segunda tentativa. O Bayer pressionou em busca do empate e chegou ao golo através de um ressalto de Quansah. Maza marcou então o golo da vitória.

Mainz 0-2 Estugarda

Classificação dos jogadores Mainz x Stuttgart
Classificação dos jogadores Mainz x StuttgartFlashscore

Apesar de uma mega-rotação, o Estugarda, vencedor da Taça, deu o próximo passo para defender o seu título e agravou a crise do Mainz pela segunda vez em 72 horas. Ainda no domingo passado, a equipa de Rheinhessen tinha perdido na Bundesliga em Estugarda (1-2) - embora contra dez outros titulares do VfB nessa ocasião.

Luca Jaquez (6') e Atakan Karazor (73') marcaram os golos. O Estugarda vai receber um bónus de 847.544 euros da DFB por ter chegado aos oitavos de final. O Mainz, que ocupa o último lugar da tabela há semanas, está à espera de uma vitória desde 20 de setembro.

Sebastian Hoeneß ficou surpreendido antes do pontapé de saída. O treinador do Estugarda mudou todo o seu onze inicial em relação a domingo. "Já jogámos nesta ideia várias vezes", defendeu Hoeneß a sua mudança na Sky pouco antes do início do jogo: "Não sei se é preciso tanta coragem. Precisamos de força e frescura". Como Tiago Tomas teve de abandonar o aquecimento devido a problemas na coxa, Deniz Undav passou para o onze inicial. Assim, havia "apenas" 10 novos jogadores.

O treinador do Mainz, Bo Henriksen, suspenso devido a um cartão vermelho, assistiu ao jogo num camarote e foi substituído pelo seu adjunto Michael Silberbauer. Tendo em conta a situação precária no campeonato (quatro pontos após oito jornadas), Henriksen efectuou três alterações de pessoal: "Temos de pensar na Bundesliga. Temos um jogo importante em casa contra o Werder Bremen no sábado."

Diante de 29.400 espectadores, os anfitriões tentaram uma abordagem dura nos primeiros minutos. No entanto, o VfB não ficou impressionado. Depois de um canto cobrado por Bilal El Khannouss, Jaquez estava na mão com a cabeça. Mesmo depois de ter assumido a liderança, os visitantes foram a melhor equipa, com o Estugarda a controlar firmemente o jogo até meio da primeira parte.

Só aos 25 minutos é que o internacional do Mainz, Nadiem Amiri, criou um lance de perigo em frente à baliza do Estugarda. O remate foi o ponto de partida de uma fase melhor do Mainz, com o VfB a ser desafiado um pouco mais do que antes na defesa. No entanto, o FSV não conseguiu criar verdadeiras oportunidades de golo e a vantagem do Estugarda ao intervalo foi bem merecida. Nos descontos da primeira parte, Badredine Bouanani teve mesmo nos pés o segundo golo do VfB.

No início da segunda parte, foi o Undav que não conseguiu aproveitar a oportunidade para marcar o segundo golo (47'). O Estugarda perdeu então várias oportunidades em posições promissoras para passar para a frente. O capitão Karazor acabou por marcar.

Greuther Fürth 0-1 Kaiserslautern

O Kaiserslautern manteve vivo o sonho de chegar à segunda final da Taça da Alemanha em três anos e, ao mesmo tempo, prolongou a série negativa do Greuther Fürth. A equipa de Torsten Lieberknecht venceu o rival da segunda divisão da Alta Francónia. A equipa do Palatinado está de volta aos oitavos de final pela primeira vez desde a sua surpreendente participação na final da Taça em 2024, enquanto o Fürth não conseguiu passar da segunda fase pela quinta vez consecutiva.

Naatan Skyttä (12) marcou o golo decisivo dos visitantes no início da noite de quarta-feira. O Fürth, que viu Omar Sillah (90.+4) ser expulso com um cartão amarelo nos instantes finais da partida, pouco depois de ter entrado em campo, está sem vencer há cinco jogos consecutivos. Apenas três pontos separam os Cloverleafs da zona de despromoção do campeonato.

Illertissen 0-3 Magdeburg

Sem problemas para os favoritos: O Magdeburgo, que estava em crise no início da época, continuou a sua tendência ascendente na Taça da Alemanha. Três dias depois da vitória libertadora por 2-0 sobre o Preußen Münster, a equipa que ocupa o último lugar da tabela da Bundesliga 2 derrotou o FV Illertissen, da região da Baviera, por 3-0, após uma exibição concentrada, e garantiu a passagem aos oitavos de final.

Maximilian Breunig (11'), que também falhou uma grande penalidade (31'), Marcus Mathisen (31') e Noah Pesch (84') marcaram os golos do FCM, que foi superior desde o início e passou à segunda fase apenas pela terceira vez desde as épocas 2000/01 e 2023/24. O Illertissen, por outro lado, não conseguiu dar continuidade ao seu desempenho enérgico na primeira ronda contra o Nuremberga.