Arteta: "Gyökeres é uma pessoa exigente e quer corresponder ao que esperamos dele"

Gyökeres festeja pelo Arsenal
Gyökeres festeja pelo ArsenalAFP

O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, afirma que não têm ilusões quanto ao desafio que os espera no domingo, em Nottingham.

Siga o Nottinham - Arsenal com o Flashscore

Depois da vitória na primeira mão das meias-finais da Taça da Liga em casa do Chelsea (2-3), Arteta mostra-se cauteloso com a deslocação ao City Ground para defrontar uma equipa orientada por Sean Dyche.

"Um treinador de topo. Muito competente no que faz. Nota-se a sua influência na equipa, na forma como jogam e nos resultados que têm conseguido frente a equipas de grande nível. As coisas que constantemente obrigam a fazer. É mais um jogo complicado."  

Arteta acrescentou ainda sobre a ida ao Forest: "Vencer fora de casa na Premier League é extremamente difícil. Eles são uma equipa que, nos últimos anos, fez muitas coisas bem para construir um grupo muito forte. Mostraram que são diferentes, muito eficazes no que fazem e com uma identidade muito clara, e é isso que os torna tão perigosos."

"Estamos a criar uma dinâmica muito positiva. E a confiança vem das exibições e do nível de consistência que já demonstrámos esta época. O que fizemos em Stamford Bridge deve ajudar-nos a acreditar verdadeiramente nas nossas capacidades. Mas a verdade é que é preciso prová-lo em todos os jogos. Estamos muito satisfeitos por continuarmos vivos em todas as quatro competições."

Gyökeres em destaque

Frente ao Chelsea, o ponta-de-lança Viktor Gyökeres quebrou um recente jejum de golos, com Arteta a afirmar no final que foi a melhor exibição que viu do sueco.

"Obviamente, ele é uma pessoa muito exigente. Sabe o nível que precisamos. E, no fundo, quer mesmo corresponder a tudo o que esperamos dele. Tem-se esforçado muito, tem sido muito consistente e achei que, contra o Chelsea, fez um grande jogo e marcou o golo que nos ajudou a vencer. Acho que, se olharmos para o que fez nos últimos anos, percebe-se logo o padrão que todos esperam que mantenha."

Sobre se Gyökeres tem sentido dificuldades com a pressão de liderar o ataque do Arsenal, o treinador afirmou: "Faz parte das expectativas, mas não é só para o Viktor. É para todos os avançados da liga, ou de qualquer grande clube, ou em qualquer posição em que jogues. Esperamos que sejas muito bom, muito consistente e que ganhes de forma regular, e é isso que temos de tentar fazer."

O também reforço de verão Martin Zubimendi também marcou em Stamford Bridge, com Arteta a admitir estar encantado com o impacto do médio espanhol.

"Estou muito satisfeito com a forma como se integrou no clube. Quando falas com qualquer elemento do staff ou jogador sobre ele, todos ficam com um grande sorriso no rosto e é, sem dúvida, algo muito positivo."

Ir a Forest no domingo significa disputar quatro jogos em dez dias para o líder da Premier League, mas Arteta não se queixa.

"Por vezes, idealmente, queremos planear, para este jogo achamos que este jogador pode ser melhor, e a carga, e por vezes é simplesmente impossível, e temos de ir jogo a jogo. Agora temos mais jogadores disponíveis, temos melhores opções, e isso é muito útil porque, obviamente, temos dado minutos de jogo a quase todos os jogadores."

Antes de terminar, Arteta foi ainda questionado sobre os últimos seis meses e o que mais o surpreendeu relativamente aos seus jogadores até agora.

"Provavelmente a capacidade de se adaptarem a certas situações inesperadas que surgiram e, sobretudo, jogadores terem de atuar em posições onde nunca tinham jogado, não na mesma zona, especialmente, e a forma como nos adaptámos a isso. Não sei se é uma surpresa porque sabia como iriam reagir, mas, na verdade, fazê-lo da forma como o fizeram e com essa atitude é algo que me deixa muito orgulhoso."