A divulgação da nomeação do Conselho de Arbitragem foi feita esta quinta-feira.
João Pinheiro estará na final, em Leiria, acompanhado dos Bruno Jesus e Pedro Ribeiro, com João Gonçalves a desempenhar funções como quarto árbitro
Luís Godinho será o VAR da partida entre Sporting e Benfica, e contará com Luís Ferreira e Nuno Manso nas funções de AVAR.
O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 15.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu terceiro dérbi, depois de ter estado em dois empates 2-2, para as meias-finais da Taça de Portugal de 2023/24 e para a edição de 2022/23 da Liga.
O Benfica, recordista de títulos na Taça da Liga, com sete, disputa a sua nona final, depois de ter eliminado o SC Braga, detentor do título, na quarta-feira, por 3-0, frente ao Sporting, que procura o seu quinto título, no oitavo jogo decisivo, após ter deixado pelo caminho o FC Porto, com um triunfo por 1-0.
Esta vai ser a terceira final da Taça da Liga da carreira de João Pinheiro, depois de ter dirigido o triunfo do Sporting em 2018/19, nas grandes penalidades (3-1, após 1-1 nos 90 minutos), diante do FC Porto, que bateu os leões, também sob arbitragem do famalicense, no jogo decisivo de 2022/23, por 2-0.
João Pinheiro foi ainda o árbitro da mais recente Supertaça Cândido Oliveira, disputada em Aveiro, também entre Sporting e FC Porto, com os dragões a levarem a melhor, no prolongamento, por 4-3, após reviravolta.