Mais

João Pinheiro apita final da Taça da Liga

João Pinheiro, árbitro de 39 anos da AF Braga
João Pinheiro, árbitro de 39 anos da AF BragaLUSA
João Pinheiro, árbitro de 39 anos da Associação de Futebol de Braga, é o nomeado pelo Conselho de Arbitragem para dirigir a final da Taça da Liga, no próximo sábado, em Leiria, entre Sporting e Benfica.

A divulgação da nomeação do Conselho de Arbitragem foi feita esta quinta-feira.

João Pinheiro estará na final, em Leiria, acompanhado dos Bruno Jesus e Pedro Ribeiro, com João Gonçalves a desempenhar funções como quarto árbitro

Luís Godinho será o VAR da partida entre Sporting e Benfica, e contará com Luís Ferreira e Nuno Manso nas funções de AVAR.

O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 15.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu terceiro dérbi, depois de ter estado em dois empates 2-2, para as meias-finais da Taça de Portugal de 2023/24 e para a edição de 2022/23 da Liga.

O Benfica, recordista de títulos na Taça da Liga, com sete, disputa a sua nona final, depois de ter eliminado o SC Braga, detentor do título, na quarta-feira, por 3-0, frente ao Sporting, que procura o seu quinto título, no oitavo jogo decisivo, após ter deixado pelo caminho o FC Porto, com um triunfo por 1-0.

Esta vai ser a terceira final da Taça da Liga da carreira de João Pinheiro, depois de ter dirigido o triunfo do Sporting em 2018/19, nas grandes penalidades (3-1, após 1-1 nos 90 minutos), diante do FC Porto, que bateu os leões, também sob arbitragem do famalicense, no jogo decisivo de 2022/23, por 2-0.

João Pinheiro foi ainda o árbitro da mais recente Supertaça Cândido Oliveira, disputada em Aveiro, também entre Sporting e FC Porto, com os dragões a levarem a melhor, no prolongamento, por 4-3, após reviravolta.

Siga o Sporting - Benfica no Flashscore