De acordo com o mapa de castigos publicado esta quinta-feira, a secção profissional do CD da FPF detalhou a sanção aplicada ao ponta de lança, que foi ainda multado em 357 e 143 euros por injúrias e ofensas à reputação e em 215 por inobservância de outros deveres, num total de 715 euros em coimas.
Nélson Oliveira foi titular na final da 19.ª edição da Taça da Liga, que foi conquistada de forma inédita pelo Vitória de Guimarães no sábado, ao vencer com reviravolta o rival minhoto SC Braga (2-1), em Leiria.
O avançado foi substituído aos 77 minutos pelo senegalês Alioune Ndoye, autor do golo do triunfo vimaranense, e viu cartão vermelho direto já em tempo de compensação, aos 90+12, após o brasileiro Charles, guarda-redes vimaranense, ter defendido um penálti do uruguaio Rodrigo Zalazar.
Segundo o CD da FPF, Nélson Oliveira saiu da área técnica do Vitória SC e dirigiu-se ao banco de suplentes do SC Braga em “tom provocatório, colocando as mãos nas suas orelhas” e proferindo injúrias.
Expulso pelo árbitro Hélder Malheiro, da associação de Lisboa, o ponta de lança viria a repetir aquele gesto perante adeptos da equipa adversária, quando se encaminhava para o túnel de acesso aos balneários do Estádio Dr. Magalhães Pessoa e ouvia assobios de apoiantes dos arsenalistas.
Nélson Oliveira foi ainda sancionado por ter permanecido no túnel, dentro da zona técnica, até ao fim do encontro, tal como o defesa esquerdo João Miguel Mendes, que também viu cartão vermelho nos descontos da final.
Com cinco golos em 22 jogos na terceira época pelo Vitória SC, o avançado vai cumprir suspensão nas duas próximas jornadas da Liga Portugal, as primeiras da segunda volta, falhando a receção ao líder isolado FC Porto, no domingo, da 18.ª, e a visita ao Estoril Praia, em 24 de janeiro, para a 19.ª.
O CD da FPF aguarda ainda por esclarecimentos sobre factos ocorridos na derrota caseira dos minhotos perante o bicampeão nacional Sporting (4-1), em 23 de dezembro de 2025, para a 15.ª jornada da Liga, que poderão originar processos disciplinares aos dois clubes e a Nélson Oliveira.
