Taça da Liga: Final four em Leiria gerou impacto económico de 16,7 milhões de euros

Vitória SC venceu SC Braga por 2-1 na final da Taça da Liga
Vitória SC venceu SC Braga por 2-1 na final da Taça da LigaLiga Portugal

A 19.ª edição da Final Four da Taça da Liga, realizada em Leiria, gerou um impacto económico de 16,7 milhões de euros, de acordo com um estudo realizado pelo IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), que destaca o crescimento de quase um milhão de euros em relação à edição de 2025.

A análise realizada realça a elevada relevância económica da Final Four para a região e para o País, gerando um importante impacto económico total e comprovando, simultaneamente, a capacidade geradora de valor da indústria do futebol profissional.

O estudo destaca a influência do evento em 44 categorias distintas de atividade económica, confirmando uma natureza transversal e multissetorial, com foco no impacto direto em áreas como catering e concessões, cerimónias, sinalética, Fan Zone e tecnologia, bem como impacto indireto através de in home eating, outdoor eating, deslocações, eventos especiais e bilheteira.

Globalmente, o estudo caracteriza a Final Four da Taça da Liga como um marco estratégico no calendário desportivo nacional, evidenciando um impacto significativo na dinamização económica do território, na captação de audiências heterogéneas, na projeção mediática da cidade anfitriã e na geração de benefícios económicos transversais, reforçando o papel do futebol profissional enquanto catalisador de atividade económica em Portugal.

A 19.ª edição da Taça da Liga terminou no sábado, 10 de janeiro, com o Vitória SC a vencer o SC Braga na final, por 2-1.