Taça da Liga: Mourinho volta a Leiria em busca do único título que lhe falta em Portugal

José Mourinho, treinador do Benfica
José Mourinho, treinador do BenficaSL Benfica

Vinte e um anos depois de conquistar a Liga dos Campeões pelo FC Porto, José Mourinho tem a oportunidade de voltar a celebrar um título ao serviço de uma equipa portuguesa. O treinador do Benfica regressa a Leiria, cidade onde se afirmou como técnico principal, em busca da Taça da Liga, o único troféu nacional que ainda falta no seu vasto palmarés.

Acompanhe as incidências da partida

26 de maio de 2004 assinala o dia do último título conquistado por José Mourinho ao leme de uma equipa portuguesa. Já lá vão mais de 21 anos desde que o Special One levantou a Liga dos Campeões com o FC Porto, após a vitória sobre o Mónaco (0-3), na célebre noite de Gelsenkirchen.

Terminava, assim, a primeira passagem de Mourinho por Portugal, dando início a um périplo de conquistas por essa Europa fora - duas décadas históricas, marcadas por títulos em Inglaterra, Espanha e Itália, completando a sua vitrine de troféus europeus com mais uma Champions, uma Liga Europa e uma Liga Conferência.

A forma recente do Benfica
A forma recente do BenficaFlashscore

Em Portugal, deixou um legado notável e um palmarés composto por duas Ligas, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Para completar o ramalhete falta apenas a Taça da Liga, prova criada apenas três épocas depois da sua saída para o Chelsea, curiosamente vencida, na sua primeira edição, pelo Vitória Futebol Clube, da cidade de Setúbal, onde José Mourinho cresceu.

O regresso a Leiria

Quis o destino que fosse na cidade do Lis, onde José Mourinho se afirmou como treinador principal e de onde partiu para uma jornada gloriosa no FC Porto, que se jogue agora a possibilidade de o icónico técnico português voltar a celebrar um título em solo nacional. É a primeira oportunidade desde os tempos do Benfica, quando aceitou o desafio que marcaria o início da sua carreira de sucesso.

Mourinho chega à final four da Taça da Liga com um registo notável: 16 vitórias e seis empates em 22 jogos nas competições nacionais. Um percurso que permitiu, entre outras coisas, que o Benfica terminasse a primeira volta do campeonato invicto, algo que não acontecia desde 2012/13, apesar da desvantagem de dez pontos para o “extraordinário” FC Porto de Francesco Farioli.

No capítulo defensivo, a equipa sofreu apenas 11 golos e manteve a baliza inviolada em oito partidas. Ainda assim, o treinador quer ver mais progressos, sobretudo na eliminação de alguns erros individuais que têm custado pontos em momentos decisivos.

Os próximos jogos do Benfica
Os próximos jogos do BenficaFlashscore

É nesta fase de maior maturidade competitiva que o Benfica se apresenta em Leiria para a primeira de duas batalhas que, certamente, espera travar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa durante a semana. O adversário é o SC Braga, uma espinha atravessada na garganta de Mourinho.

Será o segundo de cinco - ou seis, caso chegue à final - jogos que as águias vão disputar neste exigente mês de janeiro, decisivo para o presente e o futuro do clube em três frentes: Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga. E há o tal aliciante extra: a possibilidade de Mourinho erguer o único troféu nacional que ainda lhe falta. Não é o mais importante do processo que está a implementar na Luz, mas qual é o treinador que não gosta de títulos?