Luis Suárez cospe na cara de um membro da equipa técnica do Seattle Sounders

Luis Suárez na final diante do Seattle
Luis Suárez na final diante do SeattleČTK / AP / Stephen Brashear

O uruguaio Luis Suárez esteve no centro de uma discussão monumental esta madrugada, após a derrota do seu Inter Miami por 3-0 para o Seattle Sounders na final da Taça das Ligas, durante a qual cuspiu num membro da equipa técnica adversária.

Quando os jogadores do Seattle começaram a festejar após o apito final, o veterano atacante correu até ao mexicano Obed Vargas, de 20 anos, do Sounders, e envolveu o pescoço dele com o braço esquerdo, dando início a uma confusão que envolveu vários jogadores de ambas as equipas.

Sergio Busquets, outra das ex-estrelas do Barcelona que joga no Inter, também acertou com a mão no queixo de Vargas no meio de uma sucessão de agarrões entre jogadores, muitos deles vindos dos bancos.

Depois de se separar de Vargas, as câmaras apanharam Suárez a gritar e cuspir num técnico assistente do Seattle.

O uruguaio, de 38 anos, já protagonizou inúmeras polémicas dentro de campo ao longo da sua extraordinária carreira como goleador.

Outros episódios

Defendendo o Liverpool em 2011, foi acusado pelo francês Patrice Evra, defesa do Manchester United, de proferir insultos racistas, caso pelo qual El Pistolero foi suspenso por oito jogos.

Também provocou escândalos com várias mordidelas em adversários, especialmente a que deu no defesa italiano Giorgio Chiellini durante o Mundial-2014.

Lionel Messi, capitão e líder do Inter, manteve-se afastado dos confrontos enquanto era cumprimentado por vários jogadores e pelo treinador rival, Brian Schmetzer.

Javier Mascherano, treinador do Inter Miami, evitou comentar os incidentes à imprensa, dizendo que estava demasiado longe da ação, mas apontou que a conduta dos seus jogadores pode ter sido resposta a alguma provocação prévia.

Os números de Luis Suárez
Os números de Luis SuárezFlashscore

"Ninguém gosta que ao final de uma partida haja esse tipo de ação, mas se há uma reação é porque talvez tenha havido uma provocação", afirmou o argentino.

Ao término dos incidentes, ambas as equipas estiveram presentes na cerimónia de entrega do troféu no estádio Lumen Field, em Seattle.

"Infelizmente, isso vai tirar um pouco da atenção de uma grande atuação dos Seattle Sounders", lamentou Schmetzer ao ser questionado sobre a confusão.

"Acho que pode ser interpretado como um elogio o facto de as frustrações do Inter Miami terem levado a que acontecessem algumas coisas no campo que não deveriam acontecer", considerou.