Não desejado por Samuel Eto'o, presidente da federação, mas imposto pelo ministério do desporto, Marc Brys acabou por ser afastado do comando técnico dos Camarões.
A três semanas do início da CAN, frente ao Gabão, a 24 de dezembro, o belga, de 63 anos, foi afastado do cargo e substituído por David Pagou.
Num comunicado oficial, o agora ex-selecionador é acusado de "atos e declarações desrespeitosas, tendenciosas e de insubordinação".
Em julho, Brys esteve perto de se demitir devido ao não pagamento do seu salário e do da sua equipa técnica, há mais de 60 dias.
"Na última CAN, os Camarões foram eliminados na 2.ª ronda, por isso vamos com a ambição de fazer melhor. Agora, cabe-nos organizar-nos em torno desta equipa para criarmos condições de sucesso, e é isso que vamos fazer", afirmou David Pagou.
Com 56 anos, Pagou assume o comando dos Leões Indomáveis, ele que apenas treinou no campeonato local. É um risco assumido por Eto'o, que pretende ser reeleito à frente da FECAFOOT.
Na lista de 28 jogadores anunciada esta segunda-feira, André Onana e Vincent Aboubakar não constam. Vários jogadores que atuam em França estão presentes: Simon Ngapandouetnbu (Montpellier, L2), Darlin Yongwa (Lorient, L1), Mahamadou Nagida (Rennes, L1), Eric-Junior Dina Ebimbe (Brest, L1), Arthur Avom (Lorient, L1), Danny Namaso (Auxerre, L1) e Frank Magri (Toulouse, L1).
