CAN-2025: A três semanas do início do arranque, Camarões despedem selecionador

Marc Brys foi demitido do comando técnico dos Camarões
Marc Brys foi demitido do comando técnico dos CamarõesDaniel BELOUMOU OLOMO / AFP

Marc Brys já não é o selecionador dos Camarões. A três semanas do arranque da CAN, foi substituído por David Pagou.

Não desejado por Samuel Eto'o, presidente da federação, mas imposto pelo ministério do desporto, Marc Brys acabou por ser afastado do comando técnico dos Camarões.

A três semanas do início da CAN, frente ao Gabão, a 24 de dezembro, o belga, de 63 anos, foi afastado do cargo e substituído por David Pagou.

Num comunicado oficial, o agora ex-selecionador é acusado de "atos e declarações desrespeitosas, tendenciosas e de insubordinação".

Em julho, Brys esteve perto de se demitir devido ao não pagamento do seu salário e do da sua equipa técnica, há mais de 60 dias.

"Na última CAN, os Camarões foram eliminados na 2.ª ronda, por isso vamos com a ambição de fazer melhor. Agora, cabe-nos organizar-nos em torno desta equipa para criarmos condições de sucesso, e é isso que vamos fazer", afirmou David Pagou.

Com 56 anos, Pagou assume o comando dos Leões Indomáveis, ele que apenas treinou no campeonato local. É um risco assumido por Eto'o, que pretende ser reeleito à frente da FECAFOOT.

Na lista de 28 jogadores anunciada esta segunda-feira, André Onana e Vincent Aboubakar não constam. Vários jogadores que atuam em França estão presentes: Simon Ngapandouetnbu (Montpellier, L2), Darlin Yongwa (Lorient, L1), Mahamadou Nagida (Rennes, L1), Eric-Junior Dina Ebimbe (Brest, L1), Arthur Avom (Lorient, L1), Danny Namaso (Auxerre, L1) e Frank Magri (Toulouse, L1).