A classificação dos melhores terceiros é famosa por deixar qualquer um à beira da loucura, com contas feitas e desfeitas consoante as probabilidades e os resultados.
Como o Botsuana (grupo D), a Guiné Equatorial (grupo E) e o Gabão (grupo F) já estavam eliminados antes da última jornada, foi preciso esperar pelos resultados de Uganda-Nigéria e Tanzânia-Tunísia para se conhecerem todas as 16 equipas apuradas para os oitavos de final.
Depois de o Uganda ter perdido qualquer esperança de surpresa, ao sofrer um golo da Nigéria logo aos 28 minutos, e de ficar reduzido a dez jogadores na segunda parte, restavam apenas duas seleções com possibilidade de garantir a última vaga.
Com o golo do empate apontado aos 48 minutos frente à Tunísia, Feisal Salum afastou qualquer hipótese de apuramento para Angola. Tendo marcado mais um golo do que os Palancas Negras, a Tanzânia garantiu o apuramento ao segurar o empate. Só uma vitória dos Aigles de Carthage permitiria a qualificação de Angola. As Taifa Stars aguentaram até ao fim (1-1) e qualificaram-se pela primeira vez na sua história.
O quadro completo dos jogos será conhecido na noite de quarta-feira.
As 16 seleções apuradas
Grupo A: Marrocos, Mali
Grupo B: Egito, África do Sul
Grupo C: Nigéria, Tunísia, Tanzânia
Grupo D: Senegal, RD Congo, Benim
Grupo E: Argélia, Burquina Faso, Sudão (a ordem do 2.º e do 3.º pode ainda alterar-se)
Grupo F: Camarões, Costa do Marfim, Moçambique (ordem a definir)
Oitavos de final:
3 de janeiro
Mali – Tunísia
Senegal – 3.º Grupo E
4 de janeiro
África do Sul – 2.º Grupo F
Marrocos - Tanzânia
5 de janeiro
Egito – Benim
Nigéria – 3.º Grupo F
6 de janeiro
Vencedor do Grupo F – 2.º Grupo E
Argélia – RD Congo
