CAN-2025: As quatro grandes estrelas que disputam a coroa

Hakimi quer levar Marrocos ao título na CAN-2025
Hakimi quer levar Marrocos ao título na CAN-2025ČTK / imago sportfotodienst / Didier Lefa Studio

Um "rei", um fracasso do Bayern, uma antiga estrela do Dortmund: Quatro equipas lutam por um lugar na final da Taça das Nações Africanas, com quatro jogadores em destaque.

Mohamed Salah

Este troféu é o único que falta ao "Rei Egípcio" para coroar a sua carreira. "Já conquistei quase todos os prémios. Este é o título que estou à espera", afirmou Salah, ídolo do povo. Por duas vezes levou os "Faraós" à final, mas tanto em 2017 como em 2022, o título escapou-lhe, apesar de representar o recordista da competição (sete títulos).

Siga o Senegal - Egito no Flashscore

Na última final, o Egito perdeu frente ao Senegal e agora procura vingança pela derrota nas grandes penalidades. Com quatro golos, Salah (33 anos) volta a ser o pilar da equipa, mas a sua situação no Liverpool é delicada: devido a desentendimentos com o treinador Arne Slot antes do torneio, não se sabe se o favorito dos adeptos voltará a vestir a camisola do "seu" LFC.

Sadio Mané

No Bayern Munique nunca conseguiu afirmar-se verdadeiramente, mas agora, aos 33 anos, joga ao lado de Cristiano Ronaldo no Al Nassr, na Arábia Saudita. No seu país, Senegal, Sadio Mané é tão venerado como Salah no Egipto, e em Liverpool ambos marcaram uma era dourada sob o comando de Jürgen Klopp. Na quarta-feira (17:00), os ídolos das suas nações vão encontrar-se pela primeira vez desde a final da Liga dos Campeões de 2022.

O histórico dos duelos diretos favorece Mané, que marcou o penálti decisivo na final da Taça das Nações Africanas de 2022. Desde então, diz não sentir mais pressão. "Antes de vencer a Taça das Nações Africanas, por vezes jogava mal devido à pressão", confessou Mané.

Victor Osimhen

O Chelsea? Outro grande clube europeu? Ou será a Arábia Saudita? Não, o Galatasaray garantiu em 2024 o avançado mais cobiçado do mercado europeu na altura. Desde que saiu do Nápoles, Osimhen desapareceu do grande palco, e com o clube turco, ao lado de Leroy Sané, tem tido um papel secundário nas competições internacionais.

Siga o Nigéria - Marrocos no Flashscore

Na seleção nacional da Nigéria, todas as atenções estão voltadas para o craque que, com um golo e uma assistência nos quartos de final frente à Argélia (2-0), abriu caminho para a vitória. Na meia-final contra os anfitriões de Marrocos, também estará em jogo o duelo dos goleadores: Osimhen (4) está, tal como Salah, ligeiramente atrás de Brahim Díaz, do Real Madrid (5).

Achraf Hakimi

Passados 50 anos desde o único triunfo, Marrocos quer finalmente pôr fim ao jejum em casa. Marrocos, semifinalista do Mundial-2022, sonha mais do que nunca com a primeira vitória desde 1976. E conta com o melhor futebolista africano do ano a organizar a defesa. Os anfitriões só sofreram um golo no torneio, e nenhum desde que Hakimi começou a jogar.

O antigo jogador do Borussia Dortmund falhou o início do torneio. Depois de uma entrada dura de Luis Díaz, do Bayern Munique, na Liga dos Campeões, o defesa do Paris Saint-Germain ficou lesionado, mas no terceiro jogo do grupo frente à Zâmbia fez a sua estreia e, como capitão, liderou o candidato ao título a três vitórias consecutivas. Na quarta-feira (20:00), procura alcançar a quarta diante da Nigéria.