CAN-2025: Autogolo de Konan empata Costa do Martim e Camarões (1-1)

Namaso, jogador emprestado pelo FC Porto ao Auxerre, em ação na CAN
Namaso, jogador emprestado pelo FC Porto ao Auxerre, em ação na CANKHALED DESOUKI / AFP

Os Camarões, cinco vezes vencedores da Taça das Nações Africanas (CAN), reagiram para segurar os campeões em título, a Costa do Marfim, num emocionante empate 1-1 em Marraquexe, resultado que colocou ambas as seleções com quatro pontos no Grupo F. Diallo, jogador do Manchester United, fez um golaço, mas Konan, defesa do Gil Vicente, deixou tudo na mesma com um autogolo.

Recorde as incidências do encontro

Costa do Marfim e Camarões entraram na segunda jornada de ânimo elevado, depois de terem iniciado o torneio com vitórias por 1-0 frente a Moçambique e Gabão, respetivamente.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ambas as equipas terem exibido defesas sólidas na primeira jornada, não foi surpreendente que a primeira parte intensa tivesse poucas ocasiões claras de golo. Ainda assim, os adeptos presentes, entre os quais Jules Koundé, do Barcelona, e as estrelas do Real Madrid Aurélien Tchouaméni e Kylian Mbappé, tiveram motivos para se entusiasmar quando o remate de primeira de Christian Kofane, dos Camarões, foi desviado para a barra pelo atento Yahia Fofana, no momento mais dramático da primeira parte.

Os primeiros 45 minutos serviram de aperitivo para um início eletrizante da segunda parte, que produziu dois golos e ainda um lance anulado, tudo antes da hora de jogo.

O golo de Franck Kessié, concluído com classe, foi invalidado por fora de jogo, pouco antes de um remate desviado de Danny Namaso, ex-FC Porto, bater com estrondo na baliza defendida por Fofana. A trave ainda tremia quando, no extremo oposto do terreno, Amad Diallo produziu um momento mágico, criando espaço com inteligência para colocar a bola de forma imparável, em arco, a partir da entrada da área.

No entanto, para frustração dos Éléphants, o segundo golo de Diallo no torneio foi rapidamente anulado por um remate desviado de Junior Tchamadeu. A partir do lado direito da área, o jogador do Stoke City viu a bola desviar no bloqueio de Ghislain Konan e passar por cima do recuo desesperado de Devis Epassy, cuja mão direita não conseguiu impedir que a bola ultrapassasse a linha de golo.

Bryan Mbeumo ainda ameaçou consumar a reviravolta, ao cobrar um livre que passou muito perto do poste, mas o resultado não se alterou, obrigando as duas seleções a repartirem os pontos, o que garante, no mínimo, um lugar entre os três primeiros para ambas as equipas.

Estatísticas dos jogadores
Estatísticas dos jogadoresFlashscore