CAN-2025: Camarões vencem África do Sul (1-2) e estão nos quartos de final

Junior Tchamadeu abriu o marcador para os camarões
Junior Tchamadeu abriu o marcador para os camarõesPAUL ELLIS / AFP

Os Camarões superaram uma série de sete jogos sem vitórias contra a África do Sul (2 derrotas e 5 empates) com uma merecida vitória por 1-2, avançando para os quartos de final da CAN-2025.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A África do Sul começou bem, procurando o golo desde o início, e dominou as primeiras ocasiões contra uma defesa instável dos Camarões. Relebohile Mofokeng teve a primeira oportunidade significativa do jogo ao aproveitar uma falha da defesa para correr sozinho em direção à baliza, mas não conseguiu manter a calma no momento crucial, mandando a bola por cima do travessão.

Lyle Foster colocou a bola no fundo das redes minutos depois, com um remate ao ângulo, mas a sua comemoração foi rapidamente interrompida pela bandeira de fora de jogo, e a revisão do VAR mostrou que estava claramente fora de jogo quando o passe foi feito.

Os Leões Indomáveis tiveram muitas dificuldades no ataque, com o passe decisivo muitas vezes a escapar-lhes no último terço do campo, até que conseguiram assumir a liderança aos 34 minutos. Um canto não foi afastado, levando a um remate à entrada da área que sofreu vários desvios antes de chegar aos pés de Junior Tchamadeu, que marcou o seu primeiro golo internacional com um remate calmo e com efeito.

A equipa de David Pagou demorou apenas dois minutos a dobrar a vantagem, fazendo um início perfeito na segunda parte, com um cruzamento de Aboubakar Nagida a ser habilmente cabeceado para o fundo das redes por Christian Kofane, num ângulo apertado.

Os Bafana Bafana fizeram alterações na tentativa de voltar ao jogo, mas foram continuamente frustrados por Devis Epassy, que estava em grande forma. Talvez a sua defesa mais crucial tenha ocorrido aos 62 minutos, quando negou o golo a Samukele Kabini, antes de se atirar para o outro lado da baliza para desviar o livre de Teboho Mokoena para fora, minutos depois.

A África do Sul continuou a criar oportunidades à medida que o jogo se aproximava do fim e, depois de Khuliso Mudau não ter conseguido tocar na bola quando esta lhe caiu na área, conseguiu forçar um final emocionante. Aos 88 minutos, Evidence Makgopa rematou à queima-roupa, mas a África do Sul não conseguiu empatar nos cinco minutos de descontos, o que significa que os Camarões avançam para os quartos de final, depois de terem vencido três dos seus quatro jogos da CAN por um único golo.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore