CAN-2025: El Yamiq retira protagonismo a Brahim no empate entre Marrocos e Mali (1-1)

Brahim, a discutir com Bissouma
Brahim, a discutir com BissoumaGABRIEL BOUYS / AFP

Marrocos deixou dois pontos pelo caminho devido a uma imprudência de El Yamiq dentro da área, que terminou com a conversão de grande penalidade de Lassine Sinayoko, aos 64 minutos, anulando assim o castigo máximo de Brahim Díaz (45+5') no primeiro tempo. Apesar do resultado, Marrocos continua a ser o favorito para se qualificar como líder, enquanto o ponto conquistado pelo o Mali é importante, mas o último jogo contra a Zâmbia exige um resultado positivo para garantir a qualificação.

Recorde aqui as incidências do encontro

Com Mbappé a envergar a camisola de Hakimi como convidado de honra nas bancadas, Marrocos entrou em campo à procura da sua segunda vitória frente ao Mali, que tinha empatado com a Zâmbia na primeira jornada. Os malianos continuam sem contar com Sikou Niakaté, do SC Braga, e Amadou Danté, do Arouca, não saiu do banco.

Notas do jogo
Notas do jogoFlashscore

Mali entrou com intensidade nos minutos iniciais e desesperou os anfitriões em lances de bola parada, mas Brahim Díaz respondeu ao aparecer isolado perante Diarra e a rematar à figura. Saibari, bem posicionado e atento à recarga com o guarda-redes batido, não conseguiu acertar na baliza e desperdiçou a ocasião mais clara do encontro até então.

O facto de o jogador do PSV ter concentrado as melhores oportunidades da seleção marroquina condicionou as hipóteses de resolver o jogo nos primeiros 45 minutos.Outra investida de Brahim terminou num cruzamento de Mazraoui que o extremo não conseguiu finalizar de cabeça. Todas as vantagens criadas pelo lado direito acabaram por se perder pelo flanco esquerdo dos magrebinos.

Até que Brahim, mais uma vez a causar problemas à defesa maliana, conseguiu contornar Gassama que, infelizmente para si e para a sua seleção, tocou a bola com a mão ao levantar-se do relvado. Após consulta ao VAR, o árbitro assinalou grande penalidade. O jogador do Real Madrid assumiu a responsabilidade da marca dos 11 metros, enganou Diarra e colocou Marrocos em vantagem mesmo ao cair do pano da primeira parte.

Nem com a vantagem a equipa anfitriã abrandou. El Kaabi, numa jogada de laboratório, esteve a milímetros de cabecear à queima-roupa para o que seria o 2-0. Mali não encontrava soluções até que Sinayoko se lançou em direção à baliza de Bono e só El Yamiq conseguiu travá-lo, mas com uma entrada duríssima. De forma incompreensível, o árbitro precisou novamente do auxílio do VAR para decidir que a falta do central merecia grande penalidade. O próprio converteu, enganando o guarda-redes, e anotando o seu segundo golo na competição. 

Os malianos travaram o ritmo do jogo, tentando desconcentrar o conjunto marroquino. As longas interrupções serviram para arrefecer os favoritos, que só voltaram a criar perigo a dez minutos do fim. Mazraoui fez um passe magistral que isolou En-Nesyri, mas o remate de primeira não teve sucesso. 

O assédio dos comandados de Regragui não se traduziu em dificuldades para os visitantes mesmo com as alterações. Mali acabou por conseguir o que queria e arrancou um ponto muito valioso. E isto apesar de Coulibaly ter cabeceado para a própria baliza, obrigando Diarra a fazer a defesa do encontro para evitar o 2-1.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore