CAN-2025: Empate justo e desanimador complica vida de Angola e Zimbabué (1-1)

Encontro aqueceu perto do apito final
Encontro aqueceu perto do apito finalKHALED DESOUKI / AFP

Angola e Zimbabué empataram 1-1 esta sexta-feira, na segunda jornada do Grupo B da Taça Africana das Nações (CAN), disputada em Marrocos. Gelson Dala inaugurou o marcador, aos 24 minutos, mas o experiente avançado Knowledge Musonda igualou em cima do intervalo (45+6') e o segundo tempo não trouxe o golo decisivo para duas equipas que perderam os respetivos jogos inaugurais e somam agora um ponto.

Recorde aqui as incidências do encontro

Patrice Beaumelle mexeu no onze depois da derrota com a África do Sul e apostou em Beni Mukendi, do Vitória SC, assim como o defesa do Gil Vicente Jonathan Buatu.  O desaire no último minuto diante do candidato Egito também obrigava o Zimbabué a correr riscos.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

A turma do romeno Mario Marinica entrou muito bem na partida, graças a uma jogada individual de Bill Antonio, que deixou adversários pelo caminho, entrou na área e na hora de rematar à baliza atirou muito torto. Foi um despertar importante para os palancas negras, que começaram a controlar as incidências.

Aos 14 minutos, Gelson Dala fez dois túneis a dois adversários e já dentro de área rematou à figura do guarda-redes. O antigo avançado de Sporting e Rio Ave ameaçou antes de concretizar, já que 10 minutos depois, foi o destinatário de uma bela jogada coletiva sobre o lado esquerdo. Tó Carneiro picou para a área e Gelson Dala rematou de primeira ao primeiro poste, para inaugurar o marcador.

Os angolanos estavam a controlar e parecia que com um pouco de maior pressão e assertividade no último terço, poderiam ampliar. Perto do intervalo, uma lesão do zimbabueano Teenage Hadebe e um choque entre Divini Lunga e Hugo Marques tirou ímpeto à partida, obrigando a seis minutos de tempo de compensação. Angola baixou o ritmo e as linhas e os Guerreiros aproveitaram. No último lance, Bill Antonio encontrou Knowledge Musona dentro de área e o experiente avançado de 36 anos rematou cruzado para empatar.

Foi um duro golpe para os palancas, que no reatamento ficaram muito perto de voltar à vantagem num cabeceamento de Buatu. Pouco depois, Freddy - que estava a fazer uma grande exibição - tentou surpreender num livre direto rasteiro que passou a rasar do poste. As mudanças vindas do banco de suplentes deram maior fulgor ao Zimbabué, mas Hugo Marques estava no sítio certo para agarrar o remate de Ishmael Wadi.

Quando não estava o guarda-redes angolano, apareceu David Carmo com dois cortes providenciais em cima da linha de golo, em lances consecutivos, perto do minuto 80, o primeiro dos quais após um grande remate de Tawanda Chirewa. Maestro e Milson foram as últimas cartadas vindas do banco, com o último a ter o derradeiro lance de perigo nos pés, num remate traiçoeiro bem espalmado por Arubi. 

Angola enfrenta agora uma tarefa árdua para quiser avançar da fase de grupos, tendo como próximo adversário o Egito. Entretanto, o Zimbabué também precisará de derrotar a África do Sul no seu último jogo para se qualificar, sendo que a via do terceiro melhor classificado continua aberta para ambas as formações.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore