No início do mês, pouco depois de Eto'o vencer as eleições para se manter como presidente da Federação, foi anunciado que Brys seria substituído por David Pagou e que a convocatória dos Leões Indomáveis para a CAN-2025 não incluiria Andre Onana nem Aboubakar.
No entanto, Brys foi nomeado pelo Ministério do Desporto do país e não pela Federação, e afirma que só o ministério o pode demitir. Ao afirmar numa entrevista à TV5 Monde que tal ainda não aconteceu, o belga garante que continua a ser o selecionador dos Camarões.
“Enquanto não houver uma nota assinada pela Presidência da República a nomear David Pagou como selecionador dos Leões Indomáveis, para o Estado dos Camarões, Marc Brys mantém-se. Isto não está em discussão e é assim nos Camarões há pelo menos 30 anos", afirmou.
Como consequência, apresentou a sua própria lista de convocados para a CAN ao Ministério do Desporto, incluindo nela tanto Onana como Aboubakar.
"Sempre foi objetivo do Eto'o afastar-me o mais depressa possível. Desde o primeiro minuto insultou-me e eu reagi. Era demasiado competitivo para ele. O Eto'o deixou de fora jogadores-chave e líderes da convocatória. Porque, naturalmente, foi ele quem fez essa seleção. Como é que se pode ir à Taça das Nações Africanas sem um guarda-redes de classe mundial? Ou sem o Aboubakar?", disse à VTM Nieuws.
"É inacreditável, mas na verdade não me surpreende. Vindo de alguém narcisista e que pensa que é o melhor", atirou.
Eto'o mantém há muito uma relação difícil com Onana e, de forma surpreendente, muitos conhecedores acreditam que o lendário avançado fez questão de que Aboubakar ficasse de fora da convocatória do novo treinador Pagou para garantir que continua a ser o melhor marcador de sempre do país, segundo o The Sun.
Eto'o detém o recorde com 56 golos, enquanto Aboubakar soma atualmente 45.
A crise terá levado a que representantes do governo e da Federação se reunissem para discutir a situação, mas, a menos de duas semanas do primeiro jogo da CAN frente ao Gabão, ainda não é claro quem irá orientar a equipa ou quem será chamado a jogar.
