CAN-2025: Geny marca na derrota de Moçambique (2-3), Costa do Marfim vence (2-3)

Geny voltou a marcar
Geny voltou a marcarFRANCK FIFE / AFP / AFP / Profimedia

Os Camarões garantiram a qualificação para a fase a eliminar da Taça das Nações Africanas após uma suada vitória por 1-2 frente a Moçambique, que também assegurou um lugar nos oitavos-de-final como uma das melhores selecções classificadas em terceiro lugar. A Costa do Marfim recuperou de forma sensacional de uma desvantagem de 2-0 para conquistar uma dramática vitória por 3-2 frente ao Gabão, que perdeu jogos numa única edição da CAN pela primeira vez desde 1994.

Moçambique 1-2 Camarões

Depois de terem alcançado a primeira vitória de sempre numa fase final da CAN, ao baterem o Gabão no domingo, os Mambas sabiam que mais um resultado positivo selaria a passagem à fase a eliminar. No entanto, foram os Camarões que entraram melhor no encontro, em Agadir, com Christian Kofane a cabecear ao lado à queima-roupa e Danny Namaso a ver um remate forte defendido por Ivane Urrubal. Kofane desperdiçou ainda mais duas oportunidades para os Leões Indomáveis à medida que a primeira parte avançava, enquanto, no outro extremo, Gildo Vilanculos viu uma tentativa travada por Devis Epassy.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Após uns primeiros 20 minutos animados, Moçambique chegou de forma surpreendente à vantagem, quando o extremo do Sporting, Geny Catamo, fez um remate em arco de grande classe para o canto inferior, a partir de fora da área. Tendo marcado dois ou mais golos em cinco dos últimos seis confrontos directos, os Camarões partiram em busca de uma resposta imediata e restabeleceram a igualdade apenas cinco minutos depois, quando Nené desviou a bola para a própria baliza, após o remate inicial de Frank Magri ter embatido no poste.

A equipa de David Pagou manteve o ímpeto no arranque da segunda parte e o crescente domínio foi recompensado aos 55 minutos, quando Kofane disparou um remate de longa distância espectacular, que só parou no fundo da baliza depois de bater na parte inferior da trave, sem hipóteses para Urrubal. Os Leões Indomáveis continuaram por cima à entrada para os últimos 20 minutos, mas Urrubal manteve Moçambique vivo no jogo, negando a Kofane o segundo golo da noite.

Os Camarões desperdiçaram mais uma ocasião soberana para sentenciar o encontro aos 78 minutos, quando o suplente Karl Etta Eyong falhou uma finalização aparentemente simples, com a baliza à sua mercê. Isso quase saiu caro à equipa de Pagou, já que João Bonde rematou ao lado quando estava bem posicionado na área. Aliviados por essa oportunidade desperdiçada, os Camarões resistiram nos minutos finais e seguraram a vitória, embora um golo tardio da Costa do Marfim frente ao Gabão tenha obrigado os Leões Indomáveis a contentarem-se com o segundo lugar do Grupo F.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Gabão 2-3 Costa do Marfim

Os Elefantes eram um dos três candidatos a garantir um lugar nos dois primeiros do Grupo F, antes de defrontarem uma selecção gabonesa cuja campanha na CAN já estava terminada.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Esperava-se que as Panteras se despedissem da competição de forma discreta, mas a equipa de Thierry Mouyouma claramente não recebeu o memorando, ao adiantar-se no marcador por 2-0 logo nos primeiros 21 minutos. Guélor Kanga foi o mais rápido a reagir na recarga, depois de Alban Lafont não conseguir travar o remate de Teddy Averlant, abrindo o marcador, antes de Denis Bouanga ampliar a vantagem com um excelente remate de primeira para o canto inferior.

A equipa de Emerse Faé ficou abalada, mas esteve muito perto de reduzir a desvantagem quando o potente remate de Oumar Diakité embateu na trave, após uma boa combinação com Franck Kessié. Ainda assim, os Elefantes conseguiram marcar antes do intervalo, com Wilfried Zaha a servir Jean-Philippe Krasso, que só teve de encostar à boca da baliza.

Com maior eficácia, o Gabão poderia não estar de malas feitas tão cedo. A equipa desperdiçou duas oportunidades flagrantes para fazer o terceiro golo após o reatamento, quando Clench Loufilou, de forma inexplicável, rematou ao lado ao segundo poste, antes de Averlant também falhar o alvo numa finalização à queima-roupa. Faé lançou o jovem do Manchester United, Amad Diallo, a partir do banco para reforçar a tentativa de recuperação, mas a sua primeira intervenção foi um livre directo por cima da barra, sem perigo.

Outro suplente acabaria por empatar a partida, com Christopher Opéri a bater um canto perfeito para Evann Guessand, que respondeu com um soberbo cabeceamento, aparentemente garantindo um ponto ao campeão em título. Ainda houve tempo para os Elefantes roubarem a vitória nos instantes finais, quando Bazoumana Touré marcou de cabeça após um excelente cruzamento de Opéri, selando os três pontos, antes de Yan Diomande ver um quarto golo anulado por fora-de-jogo.

Este triunfo garante o primeiro lugar do grupo, à frente dos Camarões, que venceram Moçambique. Ainda assim, com Moçambique também a seguir em frente como um dos melhores terceiros classificados, o Gabão sentirá que fica isolado, apesar de já conhecer o seu destino.

Estatísticas dos jogadores
Estatísticas dos jogadoresFlashscore