CAN-2025: Henry, Zidane, Beckham, Xavi, CR7 e todos os grandes adversários da África do Sul

África do Sul enfrentou Zinedine Zidane em algumas ocasiões
África do Sul enfrentou Zinedine Zidane em algumas ocasiõesDENIS CHARLET / AFP

A África do Sul vai defrontar nomes de peso na próxima Taça das Nações Africanas, em Marrocos, incluindo o avançado do Liverpool, Mo Salah. Mas quem foram os adversários mais mediáticos que enfrentaram ao longo dos anos?

David Beckham

David Beckham foi capitão da seleção inglesa em Durban, numa visita para apoiar a candidatura da África do Sul ao Mundial, disputando um amigável em maio de 2003. O encontro ficou marcado pelas polémicas da SAFA, que levou Jomo Sono a substituir Shakes Mashaba como treinador apenas para esse jogo. A África do Sul sofreu um golo logo no primeiro minuto, mas conseguiu empatar de penálti ao intervalo, antes de Emile Heskey marcar o golo da vitória para Inglaterra após um erro do guarda-redes.

Didier Drogba

O marfinense estreou-se internacionalmente frente à África do Sul, jogando pela primeira vez em Abidjan, em setembro de 2002, num empate sem golos muito disputado. Voltou a estar presente em Polokwane, nove meses depois, quando a Costa do Marfim dominou a África do Sul, mas acabou derrotada pelos golos de Shaun Bartlett e Siyabonga Nomvethe.

África do Sul defrontou um jovem Didier Drogba em 2002
África do Sul defrontou um jovem Didier Drogba em 2002GEORGES GOBET / AFP

Thierry Henry

A FIFA atribuiu ao francês o último golo frente à África do Sul no jogo inaugural do Mundial-1998, embora tenha sido na verdade o segundo autogolo de Pierre Issa. Henry foi a estrela da vitória por 3-0 imposta aos sul-africanos. Defrontou a África do Sul em mais dois jogos e também a seleção sub-20 no Campeonato Mundial de Juniores de 1995, na Malásia.

Jurgen Klinsmann

Klinsmann foi a principal atração quando a Alemanha visitou Joanesburgo em dezembro de 1995, no último jogo de preparação antes da África do Sul conquistar a Taça das Nações Africanas em 1996. Foi anulado por uma exibição brilhante de Sizwe Motaung, mas ainda assim teve a melhor oportunidade do empate sem golos, que foi defendida de forma espetacular por Andre Arendse.

Jurgen Klinsmann a jogar em Joanesburgo em 1995
Jurgen Klinsmann a jogar em Joanesburgo em 1995BERND WEISSBROD / DPA / DPA PICTURE-ALLIANCE VIA AFP

Roger Milla

Milla estava prestes a completar 40 anos quando integrou a seleção dos Camarões que recebeu a África do Sul no futebol internacional em 1992, participando em três jogos de exibição pelo país. Mostrou-se combativo e competitivo, lutando intensamente nos três encontros, atraindo multidões por onde passou.

Romário

Romário alinhou pela seleção do Brasil que venceu a África do Sul por 2-1, num amigável em dezembro de 1997, durante a viagem para a Taça das Confederações na Arábia Saudita. A África do Sul acompanhou-os na última etapa até Riade, mas não antes do avançado marcar ao fim de apenas 11 minutos. Bebeto fez o 2-0 antes do intervalo e Helman Mkhalele reduziu já perto do fim, num jogo em que a diferença de qualidade entre as equipas foi evidente.

Cristiano Ronaldo

Alguns consideram-no um jogador de exibição, outros um dos melhores de sempre, mas a África do Sul só pôde ver 33 minutos de Ronaldo, numa breve aparição, em março de 2009. O jogo decorreu no Stade Olympique La Pontaise, em Lausana, Suíça, onde a África do Sul perdeu por 2-0 num amigável organizado como preparação para o Mundial-2010. A seleção portuguesa era orientada pelo antigo treinador dos sul-africanos, Carlos Queiroz, e contava também com Deco e Nani.

Cristiano Ronaldo defrontou a África do Sul num amigável em 2009
Cristiano Ronaldo defrontou a África do Sul num amigável em 2009FABRICE COFFRINI / AFP

George Weah

O génio liberiano já estava na fase final da carreira quando defrontou a África do Sul, atuando como jogador-treinador do seu país num jogo de qualificação para a Taça das Nações, no Soccer City, em dezembro de 2000, e seis meses depois, na Libéria, onde entrou na segunda parte. Quatro anos antes, estava no auge quando os adeptos sul-africanos o viram jogar pela Libéria na Taça das Nações de 1996, embora não tenha defrontado a África do Sul.

Xavi

O maestro do Barcelona não jogou pela Espanha frente à África do Sul, no jogo de atribuição do terceiro lugar da Taça das Confederações 2009, no Royal Bafokeng Sports Palace, mas participou anteriormente no torneio contra a África do Sul, em que Espanha venceu por 2-0, e também no Mundial-2002, quando os espanhóis bateram a África do Sul por 3-2, em Daejeon. Esteve ainda na África do Sul, em 2010, para ajudar Espanha a conquistar o Mundial.

Zinedine Zidane

O génio francês entrou ao intervalo de um amigável em 1997, sob chuva intensa em Lens, e a primeira pergunta do treinador Clive Barker, ao ver Zidane substituir Robert Pires foi “quem é ele?”. Rapidamente percebeu, quando Zidane criou os dois golos que permitiram à França recuperar da desvantagem ao intervalo. Zidane também integrou a equipa que goleou a África do Sul no jogo inaugural do Mundial-1998, em Marselha.