CAN-2025: Luc Eymael acredita que Marrocos vai impedir o segundo título do Senegal

Marrocos apurou-se para a final da CAN depois de vencer a Nigéria, enquanto o Senegal afastou o Egito
Marrocos apurou-se para a final da CAN depois de vencer a Nigéria, enquanto o Senegal afastou o EgitoCAF Media

O treinador belga Luc Eymael apontou o anfitrião Marrocos como favorito a ultrapassar o Senegal e conquistar o título da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025, este domingo.

Siga o Senegal - Marrocos no Flashscore

Os Leões do Atlas vão defrontar os Leões de Teranga no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, depois de ambas as seleções terem vencido as respetivas meias-finais. Marrocos superiorizou-se à Nigéria nas grandes penalidades para chegar à final, enquanto o Senegal eliminou o Egito.

Do lado de Marrocos, o guarda-redes Yassine Bounou foi o herói ao realizar defesas decisivas que negaram o golo a Samuel Chukwueze e Bruno Onyemaechi, levando os Leões do Atlas ao triunfo por 4-2 nas penalidades e colocando-os a um passo da glória na CAN.

O jogo terminou 0-0 após os 90 minutos e prolongamento. O Senegal, que conquistou a CAN em 2021, precisou de um golo de grande qualidade de Sadio Mané, aos 78 minutos, para afastar os Faraós.

Marrocos vai disputar a sua segunda final da CAN, a primeira desde 2004, enquanto o Senegal vai marcar presença na sua quarta final e primeira desde 2021, ano em que conquistou o seu primeiro título.

Na antevisão da tão aguardada final, Eymael, que recentemente trabalhou na África do Sul, ao serviço do Chippa United, da Premier Soccer League (PSL), afirmou que a ausência dos jogadores senegaleses – o defesa Kalidou Koulibaly e o médio Habib Diarra – vai inclinar o jogo a favor de Marrocos.

Koulibaly e Diarra vão falhar a final devido a suspensão por acumulação de cartões amarelos. Esta será a segunda vez que Koulibaly, atualmente no Al-Hilal da Liga Saudita, falha uma final da CAN por castigo, depois de ter estado ausente em 2019.

Marrocos vai tirar partido das suspensões

“O Senegal vai sentir falta de dois jogadores fundamentais, Koulibaly e Diarra, enquanto Marrocos não tem ninguém suspenso, o público, o 12.º jogador, estará do lado de Marrocos. Será uma tarefa muito difícil para o Senegal, vai ser um jogo complicado, mas aposto numa vitória final para Marrocos” disse Eymael ao Flashscore.

“Se não tens os teus jogadores-chave e vais defrontar uma equipa completa e tão forte como Marrocos, as coisas não vão correr bem para ti. Marrocos vai aproveitar as ausências, sabendo que tem uma grande oportunidade de vencer a CAN", acrescentou.

Outro aspeto que Eymael considera favorável a Marrocos é a baliza do Senegal, atualmente entregue ao antigo jogador do Chelsea, Edouard Mendy. Segundo o técnico de 66 anos, Mendy tem cometido erros e pode custar o título ao Senegal.

“Diria que o guarda-redes Mendy tem de estar a 100 por cento, porque nos seus jogos (seja no clube ou na seleção), está sempre a cometer erros”, explicou Eymael.

“Se Mendy não mostrar compromisso na final, então o Senegal vai ter um dia muito complicado", acrescentou.

No entanto, Eymael alertou Marrocos para a necessidade de estar atento e encontrar formas de travar Mané, autor do golo decisivo frente ao Egito, e o médio Idrissa Gueye.

Acrescentou ainda que Marrocos deve ter cautela com o avançado Nicolas Jackson, que já disputou quatro jogos nesta CAN e marcou dois golos.

“A única tarefa de Marrocos será encontrar formas de bloquear Sadio (Mané) nos seus remates perigosos de fora da área e preparar-se para impedir Gueye de fazer passes ou dominar o meio-campo", afirmou Eymael.

“Mané é daqueles jogadores que pode desaparecer do jogo durante algum tempo, mas quando aparece, traz um golo. Quanto a Gueye, sabe segurar e distribuir a bola, é um médio experiente, joga na Premier League e tem de ser vigiado para evitar que cause estragos", explicou.

Sobre Jackson, disse: “Marrocos tem de tentar, ao máximo, neutralizar as suas ameaças. Apesar de não jogar no Bayern Munique, é um jogador que não deve ser subestimado.”

Esta será a primeira vez que as duas seleções se encontram numa CAN, mas será o 32.º duelo entre ambas. O Senegal soma seis vitórias contra 18 de Marrocos, havendo ainda sete empates.