CAN-2025: Marrocos confirma primeiro lugar e ajuda Angola (0-3), Mali avança (0-0)

Brahim Díaz e El Kaabi festejam por Marrocos
Brahim Díaz e El Kaabi festejam por MarrocosAFP

Marrocos venceu de forma contundente a Zâmbia e garantiu o primeiro lugar no Grupo A, eliminando os chipolopolo que caíram para o último posto. Mali (do arouquense Amadou Danté e o arsenalista Sikou Niakaté) carimbou o segundo posto com um nulo diante das Comores (de Iyad Mohammed, do Casa Pia), que reservam ténues esperanças de avançar como melhor terceiro, mas para já estão atrás de Angola devido à diferença de golos.

Marrocos 0-3 Zâmbia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Após um deslize na sua segunda partida contra o Mali, Marrocos ainda tinha trabalho a fazer para garantir o apuramento automático no Grupo A. A equipa começou bem, com Ayoub El Kaabi a colocar os anfitriões em vantagem aos nove minutos, aproveitando um cruzamento de Azzedine Ounahi para a área. A vantagem de um golo cresceu para dois a meio da primeira parte, quando Brahim Díaz continuou a sua boa fase com o terceiro golo no torneio até ao momento. A  corrida tardia para a área foi aproveitada por Abde Ezzalzouli, garantindo à nação anfitriã uma vantagem confortável ao intervalo. 

Procurando deixar uma outra imagem, Marrocos marcou o terceiro golo logo após o reinício, com El Kaabi a bisar. Notavelmente, pela segunda vez neste torneio, El Kaabi marcou com um espetacular pontapé de bicicleta e, embora o golo tenha sido inicialmente anulado pelos árbitros em campo, uma revisão do VAR mostrou que o atacante estava em posição legal, devido a um defesa zambiano que se desviou. 

Com a vaga nas eliminatórias praticamente garantida, Regragui pôde fazer algumas alterações e poupar alguns dos seus principais jogadores para as próximas partidas. O jogo acabou por perder um pouco de intensidade, com o suplente Achraf Hakimi a chegar mais perto de marcar o quarto golo. No entanto, é uma grande vitória para os Leões do Atlas, mas terão de esperar até ao final da fase de grupos para descobrir quem irão enfrentar nos oitavos de final, uma vez que Marrocos irá defrontar um dos melhores terceiros classificados.

Entretanto, um empate sem golos no outro jogo do grupo entre as Comores e o Mali deixa a Zâmbia na última posição do grupo e eliminada com dois pontos.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Comores 0-0 Mali 

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Mali levou um susto logo no início, quando um canto cobrado por Faïz Selemani quase entrou, mas Djigui Diarra fez uma boa defesa. A partir daí, a equipa dominou o primeiro tempo, com Yannick Pandor a defender um remate do recordista de golos pelo Mali, Kamory Doumbia. Yves Bissouma, que era dúvida antes da partida, também testou Pandor com um remate forte de longe.

Dorgeles Nene também teve tempo para acertar as mãos de Pandor de uma distância semelhante, e o ímpeto do Mali continuou no segundo tempo, com Nathan Gassama a rematar perigosamente pela área, mas Doumbia desviou para a baliza. Felizmente para as Comores, a bola passou rente à trave nessa ocasião, mas a sua baliza parecia cada vez mais vulnerável.

À medida que o jogo avançava, as Comores sabiam que marcar o que seria o seu primeiro golo do torneio provavelmente seria suficiente para se qualificarem para a fase a eliminar. Com o progresso à vista, quase conseguiram quando o suplente El Fardou Ben produziu o seu primeiro remate à baliza, forçando Diarra a defender com as mãos dentro da área.

No entanto, apesar de o Mali ter ficado reduzido a 10 jogadores depois de Amadou Haidara ter recebido um cartão vermelho por uma entrada imprudente sobre Youssouf M'Changama, as Comores não conseguiram marcar o golo que procuravam desesperadamente e tiveram de se contentar com o terceiro lugar do Grupo A, mas com apenas dois pontos, isso pode não ser suficiente para avançarem para a fase a eliminar e para já estão atrás de Angola devido à diferença de golos (-2 contra -1). O mesmo não se pode dizer do Mali, que passa com segurança em segundo lugar, tendo perdido apenas uma vez nos últimos oito jogos da CAN (2 vitórias e 5 empates).

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

A classificação final do Grupo A:

Grupo A
Grupo AFlashscore