O capitão do Egito, que alinhou de início após quatro jogos consecutivos no banco pelo Liverpool, assinou um remate de pé esquerdo aos 90+1 minutos para garantir aos sete vezes campeões um triunfo tardio e à equipa de Hossam Hassan um arranque confortável em Marrocos, estabelecendo um novo recorde para o Egito.
"O nosso capitão de seleção Mohamed Salah torna-se o primeiro jogador egípcio a marcar em cinco edições consecutivas da Taça das Nações Africanas," publicou a Federação Egípcia de Futebol no X.
O talismã do Liverpool marcou nas edições de 2017, 2019, 2021, 2023 e agora 2025, igualando o trio da Costa do Marfim Didier Drogba, Abdoulaye Traore e Yaya Touré, bem como o extremo tunisino Youssef Msakni.
Salah tem agora a oportunidade de aumentar o seu registo, com duas edições da CAN agendadas para os próximos três anos, em 2027 e 2028. Um golo em cada edição permitiria ao internacional egípcio ultrapassar o recorde detido por Samuel Eto'o, dos Camarões, Kalusha Bwalya, da Zâmbia, e o duo ganês Andre Ayew e Asamoah Gyan.
O avançado de 33 anos soma oito golos em 20 jogos na CAN – menos quatro do que Hassan El-Shazly, o melhor marcador de sempre do Egito na competição, e menos três do que o seu atual treinador, Hassan.
O Egito defronta a África do Sul na sexta-feira, seguindo-se o duelo com Angola a 29 de dezembro, numa altura em que Salah procura finalmente erguer a Taça das Nações Africanas, depois de ter perdido a final em 2017 e 2021.
