CAN-2025: Na senda de Eto'o, Christian Kofane encanta os adeptos dos Camarões

Christian Kofane encanta os Camarões
Christian Kofane encanta os CamarõesPAUL ELLIS / AFP

O jovem Christian Kofane, do Bayer Leverkusen, está a brilhar pelos Camarões na Taça das Nações Africanas. Esta sexta-feira, defronta a anfitriã Marrocos.

Siga o Camarões - Marrocos no Flashscore

Christian Kofane idolatra Samuel Eto'o. Tal como qualquer camaronês da sua geração. Quando, no final de outubro, encontrou o seu ídolo de infância, o avançado do Bayer Leverkusen escutou atentamente.

"O Samuel disse-me: Filho, tens de tomar mais decisões nos jogos importantes. É assim que se reconhecem os grandes jogadores", contou o jovem sensação após garantir a qualificação para os quartos de final da Taça das Nações Africanas.

Kofane seguiu claramente o conselho. Aos 19 anos, está a estrear-se pelos "Leões Indomáveis" em Marrocos, marcou o golo da vitória por 2-1 no último jogo do grupo, frente a Moçambique, e voltou a marcar nos oitavos de final contra a África do Sul (2-1).

"Realizei um sonho de criança. Agora queremos ir o mais longe possível", afirmou o avançado.

Duelo contra a anfitriã

O próximo desafio será o mais complicado até agora: na sexta-feira (19:00), em Rabat, frente à anfitriã e semifinalista do Mundial, Marrocos. Kofane vai encontrar o seu colega de equipa no Leverkusen, Eliesse Ben Seghir, que tem apenas mais um ano do que ele.

Parece incrível: ainda em 2024, Kofane jogava no seu país natal, Camarões, pelo AS Nylon – um clube cujo emblema é surpreendentemente parecido ao do Bayer Leverkusen. Dali transferiu-se para o Albacete, da segunda divisão espanhola, onde marcou oito golos em vinte jogos, antes de rumar imediatamente ao Leverkusen. Pela equipa alemã, já foi titular em dez partidas, tendo marcado frente ao Borussia Dortmund e na Liga dos Campeões, contra o PSV Eindhoven.

Como recompensa, foi chamado à seleção nacional, onde Kofane está agora a seguir as pisadas de grandes nomes como Roger Milla, Patrick Mboma ou François Omam-Biyik – ou, claro, Eto'o, que atualmente é presidente da federação nacional.

"Ele é uma lenda. Não só nos Camarões, mas em toda a África", afirmou Kofane.

Kofane provoca enorme entusiasmo
Kofane provoca enorme entusiasmoPAUL ELLIS / AFP

Eto'o conquistou a Taça das Nações Africanas em 2000 e 2002, tal como Milla em 1984 e 1988. São referências que Kofane ainda não quer igualar.

"Sou um jogador em evolução. Posso marcar mais golos, ainda desperdiço demasiadas oportunidades", reconheceu, de forma autocrítica.

Ainda assim, já é o segundo mais jovem marcador dos Camarões numa Taça das Nações Africanas. O primeiro lugar pertence, claro, a Samuel Eto'o.